Curiosidades » Egito Antigo

Qual a pirâmide mais antiga do Egito?

Com mais de 4,7 mil anos de existência, a construção foi criada por motivos políticos

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 16/07/2021, às 07h00

Fotografia da pirâmide de Djoser
Fotografia da pirâmide de Djoser - Wikimedia Commons / Olaf Tausch

O Egito é conhecido por algumas referências internacionais, como as esfinges e civilizações antigas notáveis. Porém, o maior marco estrutural destes símbolos culturais são as pirâmides; edificadas como símbolos de poder e construídas com mão de obra escrava por décadas, elas abrigaram túmulos de importantes reis do país.

A estimativa de pirâmides conhecidas no Egito é de 138 estruturas, como registrou o jornal norte-americano The New York Times em 2008, onde parte delas estimula o turismo internacional e possibilita a examinação de arqueólogos e paleontólogos do mundo inteiro. Porém, engana-se quem acredita que as Pirâmides de Gizé, mais famosas do país africano, foram as primeiras.

A origem das pirâmides mais antigas conhecidas passou a ser amplamente investigadas após o surgimento de ferramentas tecnológicas para datação e escaneamentos durante o século 20, jogando luz nas pesquisas e concluindo que a pirâmide de Djoser é a mais antiga conhecida, como informa a revista Super Interessante.

A primeira

Localizada na região de Sacará, a construção pioneira foi edificada exclusivamente para o sepultamento do Faraó Djoser, que reinou durante a Terceira Dinastia do Império Antigo por um período de quase uma década.

Buscando uma homenagem mais chamativa, seu amigo pessoal e arquiteto real Imhotep decidiu inovar na construção do túmulo, deixando de lado as mastabas, que abrigava os corpos em construções retangulares. Estima-se que a construção ocorreu entre 2667 a.C. e 2648 a.C.

 

O motivo da edificação piramidal possui um significado político; os degraus representam a importância e progresso no desenvolvimento social obtido durante seu reinado, sugerindo que havia linearidade política e uma boa economia. O tamanho original também chamava atenção, atingindo 62 metros de altura.

Além da altura, a parte interna se aproveita de 28 metros de profundidade e mais sete de largura através de seis camadas externas escalonadas, formando os degraus da pirâmide, cada um com aproximadamente 10 metros de altura.

Curiosidades egípcias

Apesar do pioneirismo e originalmente vista com esmero pela comunidade egípcia por tamanha inovação, ela não obteve exatidão nas medidas para formar uma pirâmide perfeita; a base dela era de 109 m por 125 m, que configurava a área como um retângulo. Além disso, era revestida por pedra calcária branca polida, que se deteriorou durante o tempo.

Por isso, precisou ser restaurada a partir de 2006, quando autoridades de arqueologia egípcia notaram o risco de desabamento da estrutura. A restauração foi suspensa durante os episódios da Primavera Árabe em 2011, sendo retomadas em 2013, reconstruindo também os corredores internos e o sarcófago do faraó, tendo um custo total de US$ 6,6 milhões.

A visitação foi reaberta em 2020, quando a obra já tinha 4,7 mil anos de idade. Ao lado, ainda teve um estacionamento construído e estimou o comprimento das passagens internas em mais de 5 quilômetros.


+Saiba mais sobre o Egito Antigo por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

História do Egito Antigo, de Nicolas Grimal (2012) - https://amzn.to/3b5bJ9S

As Dinastias do Antigo Egito, de Charles River Editors (2019) - https://amzn.to/39ZSY6j

A Serpente Cósmica: A Sabedoria Iniciática Do Antigo Egito Revelada, de John Anthony West (2009) - https://amzn.to/2RtbzBo

Egito Antigo, de Stewart Ross (2005) - https://amzn.to/2K8tuJL

Como seria sua vida no Antigo Egito?, de Jacqueline Morley (2019) - https://amzn.to/2xkwTlL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W