Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Monarquia

Qual a única nação do mundo que ainda tem um grão-ducado?

Em um dos menores países da Europa, as três gerações do trono máximo de grão-duque já estão preenchidas

Wallacy Ferrari, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 20/06/2021, às 09h00 - Atualizado em 21/06/2021, às 17h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Em pé, o grão-duque Henri celebra a união do filho Guillaume com a princesa Stéphanie - Getty Images
Em pé, o grão-duque Henri celebra a união do filho Guillaume com a princesa Stéphanie - Getty Images

Muitos moldes políticos possibilitaram a construção de diversas civilizações na história da humanidade, possibilitando a escolha de moldes econômicos, representantes para legislar e, em especial, líderes de uma nação.

Estes, ocupando os mais altos cargos da sociedade, exercem o poder da administração de bens e, com influência, gerir as escolhas do território que ocupa.

Em casos de pequenos territórios, algumas regalias puderam ser dispostas ao longo da história para designar a grandeza de seus líderes. É o caso do grão-ducado, título fundado durante a Idade Média especificamente para Estados de pequenas dimensões — porém, capazes de exercer diplomacia ativa.

Com a fundação de repúblicas unificadas, com anexação de Estados e tomando proporções territoriais cada vez maiores, só restou apenas um grão-ducado em vigor no planeta, localizado no pequeno — e rico — país de Luxemburgo.

Por lá, o grão-duque Henri, 66, ocupa o cargo a mais de 20 anos, chamando atenção pela postura política, como registra a revista Caras.

Henri acena em fotografia durante evento oficial em 2005 / Créditos: Getty Images

Grão-duque Henri

Visto que trata-se de uma democracia com parlamento, a função de Henri como grão-duque é ser o monarca constitucional, ou seja, que auxilia os parlamentares na aprovação de leis.

Contudo, se engana quem acredita que a honraria o acomodou; ele é formado em Ciências Políticas na Universidade de Genebra, na Suíça.

Por lá, conheceu a mãe de seus filhos; a cubana Maria Teresa. Ela um ano mais nova que o monarca, sendo casada desde 1981 com o rapaz e teve 5 filhos desde então, tendendo quatro netos.

De origem humilde, chegou a ter sua presença ameaçada no grão-ducado pela sogra Joséphine, falecida em 2005 — mas foi defendida pelo companheiro, que ameaçou abdicar do trono caso fosse impossibilitado de casar.

Aproveitando a divisa, o casal costuma aproveitar as férias no sul da França, em Cabasson, cuja região possui praias e clima ensolarado. Luxemburgo também faz divisa com a Alemanha e Bélgica, se tornando independente deste último em 1890. Chegou a ser ocupado nas duas guerras mundiais pela Alemanha, mas manteve o mecanismo político.

Os atuais grão-duques junto aos herdeiros, Guillaume e sua companheira (azul) / Crédito: Getty Images

O futuro do grão-ducado

Os cinco filhos, com idades entre 39 e 29 anos, são a salvação para manter o último grão-ducado vivo; sendo quatro rapazes e apenas uma moça, nomeada Alexandra, a linha de sucessão ao trono principal está nas mãos do filho mais velho, Guillaume, que também se graduou em Ciências Políticas.

Ele é casado com Stéphanie, que adquiriu o título de princesa em decorrência da oficialização da união. Os pombinhos se conheceram na Alemanha, mas a garota tem a nacionalidade belga, além de ser formada em Filologia — estudo responsável por identificar o desenvolvimento de línguas, usado para analisar e transcrever escritos antigos ou códigos.

Juntos, tiveram o netinho do grão-duque, batizado de Charles Jean e atualmente com um ano de idade — e curiosamente, sendo o segundo na linha de sucessão ao trono máximo de Luxemburgo, visto que é o descendente direto do pai.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon: 

Os Reis Taumaturgos: Estudo sobre o caráter sobrenatural do poder régio na França e na Inglaterra, de Marc Bloch (2020) - https://amzn.to/2Wtf2D4

Monarquia e Conservadorismo. Excepcionalismo Brasileiro, de Marcelo Hipólito (2017) - https://amzn.to/2zl9EsY

Da Monarquia à República: Momentos Decisivos, de Emilia Viotti Da Costa (2010) - https://amzn.to/2XvdVSA

Monarquia, de Dante Aliguieri (2017) - https://amzn.to/2XmTxmk

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W