Curiosidades » Inglaterra

Quando Jimi Hendrix foi responsabilizado pela epidemia de periquitos na Europa

Até hoje, acredita-se que o guitarrista foi culpado por ter introduzido a espécie original em Londres. Todavia, um recente estudo prova o contrário

Caio Tortamano Publicado em 01/02/2020, às 08h00

O guitarrista Jimi Hendrix é tido como o culpado pela ocupação de periquitos na Inglaterra
O guitarrista Jimi Hendrix é tido como o culpado pela ocupação de periquitos na Inglaterra - Getty Images

O simpático periquito-de-colar é originário da África e da Ásia, mas é a única espécie da família dos periquitos que voa em liberdade pela Europa, principalmente no Reino Unido. A existência das aves na ilha é um incômodo para a população londrina, já que pode prejudicar as espécies nativas da Inglaterra.

A Sociedade Real para a Proteção das Aves da Grã-Bretanha estima que mais de 8.500 casais dos pássaros estejam em idade reprodutiva no país. Assim, as questões levantadas por muitos biólogos têm o objetivo de saber de onde vieram esses animais. E foi assim que um nome insólito passou a ser investigado.

A suposição mais famosa - e infame - a respeito da presença dos periquitos em Londres envolve Jimi Hendrix. Sim, o lendário guitarrista teria sido o primeiro dono dos periquitos no curto período em que morou na Inglaterra, pouco antes de morrer.

Hendrix teria lançado o primeiro casal de pássaros reprodutores, chamados Adam e Eve, em forma de símbolo de paz, no ano de 1968. George Michael também está entre os nomes responsáveis pela origem dos pássaros, onde muitos dizem que começaram a se espalhar após ladrões danificarem seu aviário secreto.

Todavia, um estudo recente derrubou a teoria da conspiração. O Journal of Zoology divulgou que existiam relatos de periquitos desde 1855, quando um deles foi flagrado na cidade de Norfolk. Os pesquisadores acreditam que o número dos animais possa ter aumentado após fugas de casas de pássaros britânicos que foram danificadas pela Grande Tempestade de 1987, e o clima quente ajudou os os animais a se reproduzirem.

A simpática ave ganhou seu nome devido à linha rosa em seu pescoço, que se assemelha a um colar / Crédito: Getty Images

 

Sendo assim, é difícil de acreditar que uma população total de 170.000 pássaros em toda a Grã-Bretanha tenha sido responsabilidade de uma só pessoa. Os animais vistos hoje pela cidade londrina provavelmente são descendentes dos primeiros periquitos-de-colar abandonados ou fugidos de seus donos, crescendo em liberdade pela Europa.


+ Saiba mais sobre a vida do artista através das obras abaixo:

Jimi Hendrix por ele mesmo, de Jimi Hendrix (2014) - https://amzn.to/2GJhQ66

Hendrix: The Illustrated Story, de Gillian G. Gaar (2019) - https://amzn.to/2GIlvkE

Room Full of Mirrors: A Biography of Jimi Hendrix, de Charles R. Cross (2006) - https://amzn.to/2GDKjuf

Jimi Hendrix: As historias por trás de cada canção, de David Stubbs (2014) - https://amzn.to/2Ugnyo2

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.