Curiosidades União Soviética

Quando Lenin virou cogumelo

Lenda psicodélica é contada na Rússia até hoje

segunda 22 outubro, 2018
Sergei Kuryokhin espalhou a teoria de que Lenin havia sido transformado num cogumelo
Sergei Kuryokhin espalhou a teoria de que Lenin havia sido transformado num cogumelo Foto:Wikimedia Commons

Vladmir Lenin já foi chamado de muitas coisas. Revolucionário, extremista, ditador, sanguinário, pai da União Soviética. Mas, em 1991, o último ano do regime comunista, o líder ganhou um novo rótulo, alimentado por uma teoria que se espalhou entre os soviéticos: a de que havia se transformado num cogumelo antes de morrer.

A teoria era uma pegadinha inventada pelo músico e ator Sergei Kuryokhin, então um notório desconhecido. Ele a expôs durante o programa de jornalismo investigativo Pyatoe Koleso (“A Quinta Roda”), apresentado por Sergei Sholokhov, um dos comunicadores mais famosos e respeitados da TV soviética.

Notícias Relacionadas

O programa, criado durante a era turbulenta da perestroika e da glasnost, era visto por milhões de soviéticos como uma fonte inovadora e confiável de informações sobre o presente e o passado da União Soviética. Por isso, quando Kuryokhin apareceu ao lado de Sholokhov e falou durante 1 hora sobre a teoria como se fosse um respeitado pesquisador, o público acreditou se tratar da verdade.

Primeiro trecho do programa com Kuryokhin

Segundo a hipótese levantada por Kuryokhin, Lenin consumiu cogumelos alucinógenos durante anos, e a “consciência” dos fungos havia dominado o líder comunista, até que ele se tornou um. Ele ainda apontava a Revolução Bolchevique como resultado dessa transformação.

“Eu tenho provas absolutamente irrefutáveis de que a Revolução de Outubro foi feita por pessoas que consumiam há anos certos tipos de cogumelos. E esses cogumelos, durante o processo de serem consumidos por essas pessoas, mudaram as personalidades delas. Essas pessoas estavam se tornando cogumelos. Em outras palavras, apenas quero dizer que Lenin era um cogumelo.”

Neste trecho do programa, Kuryokhin compara o carro-tanque de Lenin com a estrutura de um cogumelo psicodélico

Kuryokhin tomou tempo para tornar a sua teoria o mais plausível possível. Usou correspondências entre Lenin e Stalin com referências a cogumelos alucinógenos, fotos e filmagens de Lenin com objetos parecidos com cogumelos, e chegou ao cúmulo de comparar um carro blindado no qual Lenin discursara com a estrutura de um cogumelo. Tudo era mostrado com rapidez, para que ninguém percebesse a farsa.

Miniatura do Lenin no blindado Reprodução

Após a pegadinha ir ao ar, Kuryokhin ganhou fama nacional. O Comitê do Partido Regional de Leningrado chegou a ter que justificar a história para um grupo de bolcheviques, afirmando que “um mamífero não pode ser uma planta”.

No fim, a piada serviu para um bem: forçou o público a começar a refletir sobre o que era mostrado na televisão antes de assumir aquilo como verdade, algo que fez a diferença na maré da derrocada soviética, enquanto a televisão insistia que tudo estava bem, como sempre.

E fez muita gente rir. Ainda hoje, relacionar Lenin a cogumelos é uma piada interna na Rússia.

Paula Lepinski


Leia Mais:

Receba em Casa

Vídeos

Mais Lidas

  1. 1 Crianças que nasceram como resultado do horrível programa Há 82 anos, nazistas começavam seu repugnante programa de ...
  2. 2 Os quatro milênios da Babilônia
  3. 3 Uma tempestade chamada Pagu
  4. 4 Inquisição: A fé e fogo
  5. 5 Marginália: As alucinadas ilustrações dos livros medievais