Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Estados Unidos

Quando um nerd causou uma queda trilionária na bolsa de valores americana

Os minutos de tensão deram lugar ao caos no grande mercado, no entanto, o problema foi resolvido rapidamente

Caio Tortamano Publicado em 19/02/2020, às 16h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de queda da bolsa - Getty Images
Imagem meramente ilustrativa de queda da bolsa - Getty Images

Era 6 de maio de 2010, quando as ações das maiores companhias dos Estados Unidos e da própria Bolsa de Valores americana caíram em trilhões de dólares de maneira drástica. Durante o caótico episódio, o índice médio das 30 maiores empresas de capital aberto dos Estados Unidos (Dow Jones Industrial Average) teve a maior queda de sua história no dia.

O evento, entretanto, durou somente 36 minutos e ficou conhecido como Flash Crash (ou a quebra rápida, em tradução livre). Depois desse breve susto, as ações voltaram a subir até o patamar que estavam anteriormente e voltaram às suas operações de praxe. Mas o que ocasionou tamanho surto na bolsa americana?

À primeira vista, o erro foi considerado uma falha operacional de investidores humanos ou de operações automatizadas por computador. Todavia, na realidade, não se tratou de nenhum erro, e também não foi um plano maquiavélico arquitetado por terroristas vertuais. Tratava-se de Navinder Singh Sarao, um trader da bolsa de valores estabelecido em Londres.

De acordo com investigações dos Estados Unidos, Sarao usou um programa para gerar largas ordens de compra de ações, diminuindo o preço. Rapidamente ele cancelava essas ordens e as comprava de verdade por um valor muito menor que o de mercado.

O trader foi preso, mas liberto depois de pagar fiança de 50.000 libras esterlinas sob uma audiência de extradição. Sua empresa, chamada Nav Sarao Futures Limited, arrecadou mais de 40 milhões de dólares em lucro, somente com investimentos na bolsa de valores.

Portador de autismo, Navinder foi considerado culpado no começo de 2020, mas sentenciado somente a um ano de prisão domiciliar. A pena foi diminuída consideravelmente pela cooperação de Sarao com as investigações e ter se provado não motivado pela ganância.


+ Saiba mais sobre o tema através das obras abaixo:

Flash Crash: A Trading Savant, a Global Manhunt and the Most Mysterious Market Crash in History, de Laim Vaughan (ebook) (2020) - https://amzn.to/37Iqw83

O investidor inteligente, de Benjamin Graham (2017) - https://amzn.to/2SGFLKp

Bem-vindo à Bolsa de Valores - Chegou a sua vez de investir em ações!, de Marcelo C. Piazza (2019) - https://amzn.to/2V7FRMv

Como Investir na Bolsa de Valores: Um guia prático para investir em ações sem ser um especialista, de Billy Imperial (ebook) - https://amzn.to/2P5ZXmw

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.