Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerra Civil Russa

Quantos exércitos formavam as forças armadas russas?

Saiba quais eram os exércitos que atuaram durante a Guerra Civil Russa e por quais causas lutaram

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 13/04/2021, às 13h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Forças do Exército Vermelho - Wikimedia Commons
Forças do Exército Vermelho - Wikimedia Commons

A Guerra Civil Russa, ocorrida no início do século 20, foi um período de verdadeiro horror. Motivada por inúmeras diferenças ideológicas, esta passagem histórica foi marcada pelos combates sangrentos que resultaram na morte de 9,5 milhões de pessoas, entre civis e militares.

Ao todo, as forças armadas da Rússia eram formadas por três exércitos que opunham-se uns aos outros: o Vermelho, o Branco e o Negro, cada qual com sua ideologia e com seus objetivos na guerra.

Conheça cada um deles.

1. Exército Vermelho

O Exército Vermelho, a princípio, era integrado por camponeses e operários, todos voluntários e era comandado pelos oficiais que antes serviam o czar, de acordo com informações presentes no o livro 40 fatos para entender a Revolução Russa, da Coleção Arquivos da História. Sua fundação se deu após a Revolução de Outubro, em 1917, quando os bolcheviques ascenderam ao poder.

A Guerra Civil Russa teve início logo após a Revolução - Crédito: Divulgação

Durante a guerra civil, a organização chegou a um número inimaginável de integrantes: eram 5 milhões de homens lutando por um ideal. Mas o sucesso dos bolcheviques gerou um enorme descontentamento de outras linhas da esquerda e dos grupos mais conservadores na época, o que abriu espaço para o surgimento dos outros dois exércitos, os quais seriam grandes opositores do primeiro.

2. Exército Branco

O Exército Branco era uma dessas organizações que surgiram com o objetivo de se opor aos ideais bolcheviques. Tratava-se, portanto, de um braço das forças russas, que era formado por nacionalistas e anti-comunistas.

Muitas vezes, esses conservadores eram também apoiadores do czar ou ainda da antiga República Russa, fase esta que durou poucos meses até que foi substituída pela Revolução de Outubro.

Nestor Makhno, líder anarco-comunista - Crédito: Wikimedia Commons

3. Exército Negro

Já o Exército Negro, também conhecido como Exército Insurgente Makhnovista, era comandado pelo anarquista Nestor Makhno.

Paralelamente à Guerra Civil Russa, a organização ainda lutou na Revolução Ucraniana. Entretanto, neste último caso, sua atuação se deu de maneira dividida. Enquanto alguns setores foram leais ao Estado ucraniano, outros lutaram contra os exércitos branco e vermelho.