Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Nazismo

"Nenhuma outra decisão minha é necessária”: Quem herdou o dinheiro de Hitler?

Segundo pesquisadores, o líder nazista foi um dos homens mais ricos da Europa, com uma fortuna estimada entre 1,35 bilhão a 43 bilhões de euros

Pamela Malva Publicado em 21/12/2020, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia em plano retrato de Adolf Hitler - Wikimedia Commons
Fotografia em plano retrato de Adolf Hitler - Wikimedia Commons

Quando autoridades britânicas prenderam um oficial nazista chamado Heinz Lorenz, não imaginavam o que encontrariam. O homem, que era assessor de imprensa do ministro da propaganda do Terceiro Reich, Joseph Goebbels, carregava consigo o testamento de Adolf Hitler.

Foi o secretário pessoal do tirano, Martin Bormann, quem pediu para que Lorenz retirasse os importantes papéis de Berlim. Assim que foi capturado pelas autoridades por usar documentos de identificação falsos, o testamento foi encontrado no interior das ombreiras de Heinz.

Herman Rothman, um judeu alemão que trabalhava para o serviço de inteligência do Reino Unido, e outros quatro homens — também judeus — receberam, em 1945, a árdua tarefa de traduzir os documentos. Segundo Herman, em seu livro O Testamento de Hitler, de 2014, tudo deveria ser feito em total sigilo.

Em seu último testamento, Hitler reforçou seus sentimentos pelos judeus, nomeou um novo gabinete e descreveu como seria o governo no futuro. No entanto, pouco foi falado em relação aos seus bens.

No documento ditado e assinado em Berlim, 29 de abril de 1945, às 4h em ponto, o líder nazista determinou: "o que possuo, pertence —  se tiver algum valor — ao Partido, se este já não existe, ao Estado, se o Estado também for destruído, nenhuma outra decisão minha é necessária”. No dia seguinte, com testamento já assinado, suicidou-se.

Nos textos, ficou claro que, mesmo depois da morte, Hitler se interessava em manter a aparência moderada que promovia em vida. Ele deixaria, expressamente, poucas heranças materiais.

Sobre as pinturas que adquiriu, disse que elas "nunca foram coletadas para fins privados, mas apenas para a extensão de uma galeria em minha cidade-natal de Linz, no Danúbio". Para parentes e “fiéis colegas”, o líder da Alemanha nazista deixou objetos de "valor sentimental ou necessários para levar uma vida simples e modesta".

Imagem colorizada do líder nazista Adolf Hitler ao lado de seus simpatizantes / Crédito: Getty Images

Por mais que Hitler tentasse promover um estilo de vida sem ostentação na mídia, o nazista acumulou, de fato, uma considerável fortuna durante seus anos de ascensão. Entretanto, é muito difícil estabelecer um valor exato para seu patrimônio.

Em seu livro, A fortuna de Hitler, Cris Whetton estimou, mesmo com uma diferença muito grande, que, “em 24 de abril de 1945 (...), seis dias antes de seu suicídio em Berlim, Adolf Hitler era, provavelmente, o homem mais rico na Europa, com uma fortuna de 1,35 bilhão a 43 bilhões de euros em valores de 2003”.

Publicado na íntegra, em uma versão popular, em 1930, o livro Minha Luta, escrito pelo próprio nazista, provavelmente foi uma de suas maiores fontes de renda. Em 1933, com 1 bilhão de cópias vendidas, a obra — que chegou a ser obrigatória nas escolas — arrecadou cerca de 1,2 bilhão de reichsmarks (um valor muito alto para a época).

Destino incerto

Hitler possuía, além dos itens pontuados no testamento, uma casa nos Alpes da Bavária, chamada Berghof, e um apartamento em Munique. Depois de sua morte, os aliados decidiram transferir a propriedade menor para a Bavária, onde Hitler era residente registrado.

Ainda no final da Segunda Guerra, a casa nos Alpes foi destruída por bombas e saqueada por soldados. E, em 1952, seus restos foram destruídos pelo governo da Bavária, para que não se tornasse uma atração para simpatizantes do regime nazista.

Quanto ao livro, o Estado da Bavária ficou com os direitos autorais e impediu sua publicação em territórios de língua alemã. A obra apenas caiu em domínio público no 70º aniversário da morte do autor, em 30 de abril de 2015.


+Saiba mais sobre a vida de Adolf Hitler através das obras disponíveis na Amazon

O Carisma de Adolf Hitler, Laurence Rees (2013) - https://amzn.to/2pR13cI

Hitler, Ian Kershaw (2010) - https://amzn.to/2OgKdgx

Adolf Hitler, Volker Ullrich (2014) - https://amzn.to/2pKXO6n

Hitler (Box), Joachim Fest (2017) - https://amzn.to/33etC1j

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W