Curiosidades » Cultura

'Quissama': a ilustre saga de livros sobre o Brasil Imperial

Escritas por Maicon Tenfen, as obras foram inspiradas nos manuscritos de Daniel Woodruff, o ex‑agente da Scotland Yard

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 06/05/2021, às 16h42

“Quissama: O império dos capoeiras vol.1” e “Quissama: Território inimigo vol.2”
“Quissama: O império dos capoeiras vol.1” e “Quissama: Território inimigo vol.2” - Divulgação / Editora Biruta

A saga de livros do renomado escritor Maicon Tenfen, “Quissama: O império dos capoeiras vol.1” e “Quissama: Território inimigo vol.2” apresentam uma arrebatadora história sobre o Brasil Imperial. 

No primeiro volume, o autor conta a história de Daniel Woodruff, que após chegar à cidade de Assunção passa a investigar o sumiço de Bernardina, uma escrava foragida. Baseado nos manuscritos de Daniel Woodruff (1832-1910), o livro acompanha a saga do ex‑agente da Scotland Yard e de Vitorino Quissama, filho da escrava.

“A história de como os manuscritos de Daniel Woodruff chegaram às minhas mãos merecia um livro à parte. Para não me alongar além do necessário, direi apenas que devo essa sorte à generosidade de Mônica Pontes, uma amiga de infância que atualmente trabalha no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro”, disse Maicon Tenfen na introdução do primeiro volume.

Ambientada nos últimos meses da guerra que influenciou a política da América do Sul, “O império dos capoeiras” apresenta fatos e personagens históricos, como os campos de batalha do Paraguai, o imperador Dom Pedro II e, claro, a política brasileira do século 19.

Já no segundo volume da série de livros, os leitores irão se deparar com os rumos das investigações e com teorias conspiratórias que, mais tarde, mudariam os rumos da História brasileira.

“(...) Iniciei uma minuciosa investigação em diversos arquivos históricos com o fim de verificar se as informações inscritas nas memórias coincidem com o que a nossa historiografia sabe sobre o século 19, mas precisamente sobre os últimos anos da escravidão negra”, escreveu o autor na introdução do segundo volume.

Lançada pela Editora Biruta, ambas obras encontram-se disponíveis na Amazon, em formato Kindle e capa comum. Além disso, contam com as belas ilustrações de Rubens Bell e Rafael Antón. 


+Saiba mais sobre estas e outras de Maicon Tenfen, disponíveis na Amazon:

Quissama: O império dos capoeiras vol.1, de Maicon Tenfen (2014) - https://amzn.to/3tpVpZM

Quissama: Território inimigo vol.2, de Maicon Tenfen (2019) - https://amzn.to/3b6vPTo

Dinamene, de Maicon Tenfen (2021) - https://amzn.to/3norYWn

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W