Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Pompeia

Pompeia: Como foram feitos os moldes das vítimas do Vesúsio?

Saiba o que são e como foram formados os corpos 'petrificados' encontrados em Pompeia

Redação Publicado em 19/07/2020, às 08h00 - Atualizado em 24/07/2023, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos "corpos petrificados" em Pompeia - Pixabay
Um dos "corpos petrificados" em Pompeia - Pixabay

No ano de 79 D.C., um grande vulcão localizado a 8 km de Pompeia, o Vesúvio, desencadeou uma nuvem mortal de gás superaquecido, derretendo rochas e cobrindo a região com cinzas quentes. Esse trágico evento histórico provocou a morte de inúmeras pessoas.

Nos últimos séculos, tornou-se popular a crença de que os monumentos de figuras humanas hoje encontrados em Pompeia são os corpos petrificados das vítimas que não conseguiram escapar durante a erupção. Entretanto, é importante esclarecer que eles só foram colocados no local em meados do século 19.

Os 'corpos petrificados' de Pompeia são uma série de moldes de gesso criados a partir de impressões deixadas pelos corpos das vítimas no momento em que morreram.

Como destaca a professora de clássicos da Universidade de Cambridge, Mary Beard, o que as pessoas veem como corpos são, na verdade, "o produto de um pouco de engenhosidade arqueológica, remontando à década de 1860.”

O último dia de Pompeia / Crédito: Wikimedia Commons / Karl Pavlovitch Bryullov

Nuvem mortal

Naquele evento catastrófico, a cidade de Pompeia foi completamente engolida por uma nuvem mortal de gás superaquecido, cinzas vulcânicas e rochas, preservando muitos detalhes do momento em que as pessoas foram surpreendidas pela tragédia.

Com o passar do tempo, os corpos originais se decompuseram, deixando cavidades no solo onde estavam enterrados.

“O material do vulcão cobriu os corpos dos mortos, endurecendo e solidificando ao redor deles”, afirmou Beard. “À medida que a carne, os órgãos internos e as roupas se decompunham gradualmente, um vazio era deixado – que era uma impressão negativa exata da forma do cadáver no momento da morte.”

"Corpos petrificados" feitos com moldes de gesso / Crédito: Wikimedia Commons / Kleuske e Wikimedia Commons / Lancevortex

Moldes de gesso

Durante as escavações arqueológicas realizadas durante o século 19, arqueólogos encontraram essas cavidades e tiveram a ideia de preenchê-las com gesso líquido para obter moldagens precisas das formas e posições das vítimas no momento de suas mortes.

"Não demorou muito para que se descobrisse que, se você derramasse gesso de Paris naquele vazio, obteria um molde de gesso que era uma réplica exata do corpo […], mas [é] apenas uma réplica – mais um ‘anticorpo’ do que um corpo real", diz a professora de Cambridge.

As moldagens resultantes são como estátuas que capturam a angústia e as expressões de medo das pessoas que não conseguiram escapar da catástrofe.