Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Cinema

Sempre trágicos: 5 nomes de Hollywood que morreram enquanto gravavam filmes

De acidente de helicóptero até um disparo acidental; conheça artistas que foram alvo de tragédias em momentos promissores

Caio Tortamano Publicado em 19/07/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bruce Lee, que teve uma morte trágica, em set de filmagem - Divulgação
Bruce Lee, que teve uma morte trágica, em set de filmagem - Divulgação

1. Jean Harlow, em Saratoga

A atriz Jean Harlow foi uma das maiores sex symbol de Hollywood em sua época, ganhando espaço nas telas aos 26 anos de idade. Na época que gravava o longa Saratoga, ao lado do famoso ator Clark Gable, Harlow acabou sofrendo uma falência renal, morreu precocemente. Seu problema de rim poderia ser facilmente tratado hoje em dia, com o avanço e criação de antibióticos e transplantes.

Atriz Jean Harlow / Crédito: Wikimedia Commons

Saratoga foi um grande sucesso apesar de ter sido lançado às pressas, muito pela mídia que a morte de Jean causou a obra. A atriz não havia terminado as gravações, fazendo com que a MGM fosse atrás de dublês para as cenas de Harlow, que nunca mostrava o rosto.


2. Bruce Lee, em Jogo da Morte

As gravações de Jogo da Morte eram promissoras, no entanto, tiveram que ser interrompidas na metade. O motivo? Bruce Lee recebeu uma oferta para estrelar Operação Dragão, um dos maiores filmes de sua carreira, colocando em suspensão a obra em que ele já estava trabalhando. Finalizadas as gravações e lançado o filme pela Warner Bros, Lee começou a planejar o retorno de Jogo da Morte.

Bruce Lee no filme The Big Boss, em 1971 / Crédito: Wikimedia Commons

Todavia, menos de uma semana depois de Operação Dragão ter sido lançado, Bruce foi encontrado desacordado em um apartamento em Hong Kong. Foi vítima das complicações causadas por um edema cerebral. O filme foi concluído com dublês, e contou até mesmo com cenas reais do enterro do artista na trama. 


3. Brandon Lee, em O Corvo

Ironicamente, o filho de Bruce Lee também encontrou um fim trágico enquanto caminhava para uma carreira de sucesso. Brandon teria seu momento de glória em O Corvo, um filme de possível sucesso no Ocidente. Baseado em uma história em quadrinhos, a obra é uma espécie de anti-herói que volta dos mortos para vingar a morte da mulher.

O ator Brandon Lee / Crédito: Divulgação - Twitter

Pois bem, justamente na cena em que o personagem leva um tiro, a bala que estava no pente do revólver não continha somente festim, mas sim resquícios de munição verdadeira. O assassinato acidental foi filmado, mas deixado de fora da produção, que foi terminada sem a presença de Bruce, que já tinha gravado boa parte de suas cenas.


4. Heath Ledger, em O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus

Embora a morte do ator seja erroneamente associada com o seu papel de Coringa no filme Batman - O Cavaleiro das Trevas, foi durante as gravações de outro filme que Ledger foi encontrado morto depois de uma overdose acidental de medicamentos. O filme O Mundo Imaginário do Doutor Parnassus conta a história do personagem de Heath levando outras pessoas para o mundo dos sonhos através de um espelho.

Heath Ledger / Crédito: Wikimedia Commons

O diretor da obra, Terry Gilliam, então, teve a ideia de mudar a aparência do protagonista toda vez que ele entrasse nesse mundo surreal. Para essa tarefa chamou três amigos do falecido ator, Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell para terminar as filmagens e manter o financiamento do longa.


5. Vic Morrow, em No Limite da Realidade

O filme No Limite da Realidade, da Warner Bros, deveria contar quatro histórias distintas, dirigidas por diretores diferentes. Morrow seria a estrela de uma, que contava as desventuras de um cientista branco racista que viajava no tempo, mas sempre na pele de pessoas oprimidas. Interpretou um judeu durante o holocausto, um negro durante a ascensão da Ku Klux Klan no sul dos EUA e um vietnamita fugindo de soldados americanos.

O ator Vic Morrow / Crédito: Wikimedia Commons

Quando gravou o personagem que remete ao Vietnã, o dublê que pilotava um helicóptero perdeu o controle da aeronave, que caiu em cima de Morrow e dois atores infantis, Myca Dinh Le e Renee Shin-Yi Chen, matando todos de imediato. O filme foi finalizado apesar da tragédia.


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W