Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Brasil

Sequestro de crianças e tráfico de órgãos: a lenda do Opala preto

A narrativa, que aterrorizou pais, mães e crianças da zona sul de São Paulo, também resultou em investigação policial

Caio Tortamano Publicado em 25/04/2020, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de um Chevrolet Opala preto - Divulgação
Imagem ilustrativa de um Chevrolet Opala preto - Divulgação

Se você foi uma criança da zona sul de São Paulo em meados do ano de 2010 certamente ficou com medo de andar sozinha na rua, especialmente se morasse no Capão Redondo. O motivo? Um carro modelo Opala da cor preta supostamente sequestrava crianças com a finalidade de vender os seus órgãos.

Essa, pelo menos, foi uma das lendas urbanas mais fortes da época e ninguém sabe ao certo como teria começado. Entretanto, na época, escolas mandavam bilhetes nas agendas dos alunos pedindo que os pais ficassem de olho nas crianças: elas estariam sendo supostamente sequestradas na região sul da capital paulista.

Assim, comunidades locais tentavam buscar informações em órgãos oficiais, como conselhos tutelares, mas eles não tinham uma resposta para o pesadelo dos responsáveis: nada de concreto era repassado para as instituições.

Por e-mail, uma corrente revelava o paradeiro de uma suposta vítima, que era conhecido de um terceiro — logo, algo bem pouco pessoal e extremamente incerto. Além disso, outra história começou a circular para aterrorizar a população.

Um rapaz, que teria ligado ao jornal O Estado de S. Paulo, falou sobre a amiga de sua empregada, que recebeu o valor de 2 mil reais juntamente com o cadáver de seu filho, com uma carta afirmando que ele morreu sem sentir dor.

As forças policiais começaram a investigar o caso e simplesmente não encontravam nada que pudesse comprovar a existência de um criminoso em um opala preto que vendia órgãos de crianças. A Base Comunitária da Polícia Militar do Capão Redondo se prontificou a esclarecer os boatos, e publicou uma nota afirmando que história do terrível Opala Preto não passava de uma mentira.

Provavelmente, a narrativa foi fruto de pais que queriam alertar seus filhos sobre os perigos em andarem sozinhos na rua numa metrópole como São Paulo — como o notório caso do famigerado Homem do Saco.

O Opala Preto nem chegou a ser levado a sério, especialmente pela feliz ausência de registros de desaparecimentos de crianças na região do Capão Redondo na época dos rumores.


+Saiba mais sobre serial killers por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Serial Killers - Anatomia do Mal: Entre na mente dos psicopatas, de Harold Schrechter (2019) - https://amzn.to/39YVlGK

De frente com o serial killer, de Mark Olshaker e John E. Douglas (2019) - https://amzn.to/2UX47R4

Lady Killers: As mulheres mais letais da história, de Tori Telfer (2019) - https://amzn.to/3c7BoPb

Mindhunter: O Primeiro Caçador de Serial Killers, de John Douglas e Olshaker Mark (2017) - https://amzn.to/2xccb7L

Ted Bundy: Um Estranho ao Meu Lado, de Ann Rule (2019) - https://amzn.to/3cauuc9

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W