Curiosidades » Bizarro

Silêncio, pistas soltas e teorias: 5 fatos insólitos sobre o mistério das máscaras de chumbo

Em 1966, dois homens vestindo sobretudos e máscaras do metal pesado foram encontrados no Rio de Janeiro, em um caso que segue sem solução até hoje

Pamela Malva Publicado em 08/07/2020, às 20h00

Os homens encontrados no Morro do Vintém, Miguel e Manoel, respectivamente
Os homens encontrados no Morro do Vintém, Miguel e Manoel, respectivamente - Wikimedia Commons

1. Testemunha descuidada

No dia 20 de agosto de 1966, o jovem Jorge da Costa, de 18 anos, estava caminhando pelo Morro do Vintém, em Niterói, no Rio de Janeiro, quando viu algo inusitado. O rapaz explorava a área em busca de um lugar para empinar sua pipa, mas acabou encontrando dois corpos estirados no chão.


2. Bilhete misterioso

O misterioso bilhete encontrado na cena do suposto crime / Crédito: Wikimedia Commons

 

Vestidos com sobretudos e portando curiosas máscaras de chumbo, antigamente utilizadas para o manuseio de materiais radioativos, as vítimas eram Manoel Pereira da Cruz e Miguel José Viana, moradores do Campos dos Goytacazes. Na cena do suposto crime, provas de um caso que nunca seria solucionado.

Ao lado dos corpos, jaziam duas toalhas secas e uma garrafinha de água completamente vazia. No bolso de um dos homens, a pista mais insólita de todas: uma nota escrita à mão. Com letra cursiva, a carta dizia: “16:30 Hs está local determinado. 18h30 Hs ingerir cápsula após o efeito, proteger metais aguardar sinal máscara”.


3. Falta de exames

Uma das máscaras de chumbo encontradas com os corpos / Crédito: Wikimedia Commons

 

Apesar da clara referência à uma cápsula desconhecida, a polícia não realizou qualquer exame toxicológico nos corpos. Assim, nunca foi descoberto se Manoel e Miguel realmente ingeriram alguma pílula estranha.

Sem sinal de violência ou uso de armas nos cadáveres e nos arredores, a polícia ainda descartou a teoria de homicídio. Por culpa das vestimentas e das máscaras de chumbo, no entanto, os homens foram escaneados por completo. A ideia era procurar qualquer material radioativo — que não foi detectado.


4. Amigo do diabo

Algumas das provas do caso insólito / Crédito: Divulgação/Youtube

 

Diversas teorias foram criadas em torno do mistério. Muitas pessoas, inclusive, acreditavam que as mortes teriam sido causadas por seres extraterrestres. A ideia mais aceita, entretanto, foi apresentada pelo amigo de um dos falecidos.

Segundo a testemunha, Manoel e Miguel eram membros de uma seita religiosa científico-espiritualista, que envolvida a experimentação de drogas psicotrópicas. Assim, os dois teriam morrido após uma intensa e infeliz viagem psicodélica.


5. Um dia de cão

Os homens encontrados no Morro do Vintém / Crédito: Wikimedia Commons

 

A fim de solucionar o caso curioso, os investigadores decidiram reconstituir os últimos dias de Miguel e Manoel. Descobriu-se, então, que os dois teriam partido de suas casas no dia 17 de agosto. Às esposas, disseram que viajariam até São Paulo para comprar material de trabalho.

De ônibus, chegaram em Niterói às 14h30. Foram até uma loja, onde compraram capas impermeáveis, e até um bar, onde adquiriram a garrafa d’água. No segundo estabelecimento, Miguel parecia nervoso e checava o relógio constantemente. Em seguida, seguiram para o Morro do Vintém, onde foram encontrados dias depois.

Ainda que outras testemunhas tenham acrescentado pistas circunstanciais à busca, nenhuma outra prova concreta foi encontrada. Assim, o caso permanece sem qualquer solução até hoje, trazendo pesadelos para especialistas em ciência forense.


+Saiba mais sobre o tema por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Grandes Mistérios da História: A teoria da conspiração e os segredos por trás dos acontecimentos, de Sérgio Pereira Couto (2015) - https://amzn.to/3e7h9CC

O livro das conspirações, de Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2Y5gpIU

Política, Ideologia e Conspirações, de Garry Allen e Larry Abraham (2017) - https://amzn.to/30MLQZZ

A conspiração franciscana, de John Sack (2007) - https://amzn.to/3fq3N4P

Conspiração Terra Plana, de Ricardo Max (2018) - https://amzn.to/2AH2Sy5

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W