Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Bizarro

SS Cotopaxi: o navio que desapareceu no triangulo das Bermudas e reapareceu 95 anos depois

O barco acabou sendo encontrado durante as gravações de um documentário, que deu luz para essa região tão misteriosa

Caio Tortamano Publicado em 09/08/2020, às 10h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os restos da embarcação - Divulgação
Os restos da embarcação - Divulgação

A fama do Triângulo das Bermudas se dá pelos diversos casos de navios e aeronaves que desaparecem misteriosamente, e muitos deles não são sequer encontrados depois que somem. Porém, depois de 95 anos, os restos de uma das vítimas do sinistro local foram finalmente encontrados.

O alvo em questão foi o SS Cotopaxi, um navio utilizado pela Marinha americana no chamado United States Shipping Board (USSB), uma espécie de reforço de emergência para as tropas americanas durante a Primeira Guerra Mundial. O veículo, movido a vapor, era projetado para navegar em lagos e rios, mas, no contexto do confronto mundial, foi usado perto da costa atlântica das Américas.

Em 1918, o SS Cotopaxi deveria realizar uma viagem saindo da Filadélfia indo até Salvador, no Brasil, porém, acabou encalhando no Canal de Bragança, no Pará, tendo que lançar cerca de 400 toneladas de carvão ao mar, chegando extremamente danificado na capital baiana.

Todavia, o Cotopaxi simplesmente não estava destinado a navegar em paz. Em 1920, outro acidente tirou a paz da tripulação presente na embarcação, que, depois de sair da Carolina do Sul carregado de carvão quase chegando ao porto de Havana (destino final) colidiu com um reboque, afundando o equipamento. O barco, no entanto, ficou quase intacto.

Acidente

Cinco anos depois, o barco deveria repetir o trajeto, levando carvão de Charleston, na Carolina do Sul, para Havana, em Cuba. O capitão W. J. Meyer liderava a rota na companhia de uma tripulação de 32 pessoas. No primeiro dia de dezembro, entretanto, Meyer tentou se comunicar por rádio com alguma embarcação próxima avisando que seu navio estava lentamente sendo inundado pela água.

O trajeto passava, justamente, bem no meio de uma imprevisível tempestade tropical, muito comum na região especialmente no final do ano. Apesar do chamado por socorro, demorou até o dia 31 de dezembro, último dia de 1925, para que a ausência da embarcação fosse finalmente notada, quando apontaram o atraso da entrega que deveriam fazer em 31 de dezembro. Eles haviam desaparecido.

Descoberta

Quase 100 anos depois de ter dado seus últimos sinais de existência, o barco foi finalmente reconhecido. Através de uma pesquisa nos antigos registros da corretora de seguros da embarcação, o historiador britânico Guy Walters, a pedido do biólogo marinho Michael Barnette, vasculhou diversos documentos e encontrou as coordenadas de onde Cotopaxi teria, supostamente, pedido socorro.

"Walters vasculhou os registros dos navios nos arquivos da Lloyd's of London, que eram os corretores de seguros da SS Cotopaxi", explicou o Science Channel. “Lá ele descobriu algo anteriormente desconhecido sobre a viagem da SS Cotopaxi. O navio enviou sinais de socorro sem fio com uma posição em 1º de dezembro de 1925 — dois dias depois de deixar Charleston”.

Imagens submersas do SS Cotopaxi / Crédito: Divulgação Science Channel 

No local estava, na realidade, um naufrágio encontrado em 1985, que inclusive foi apelidado de Bear Wreck. Pesquisadores, no entanto, analisaram uma série de evidências descritas no documentário Shipwreck Secrets e puderam constatar que, de fato, se tratava do barco americano perdido no Triângulo das Bermudas. Com isso, pelo menos um dos mistérios que rondavam a nebulosa área foi finalmente solucionado.


++Saiba mais sobre o tema através de obras disponíveis na Amazon Brasil:

O livro das conspirações, Edson Aran (2016) - https://amzn.to/2NUktGt

Uma aventura no triângulo das bermudas, Carlos Figueiredo (2007) - https://amzn.to/2RMIgcb

DOS Náufragos En El Triangulo de Las Bermudas, Bassam Mizher Mizher (2018) - https://amzn.to/2RmfYXi

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W