Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Sucesso da Manchete: Quais atores de 'Pantanal' morreram?

A novela amada pelos brasileiros em 1990 já não conta com seu elenco marcante completo

Wallacy Ferrari Publicado em 12/02/2022, às 10h00 - Atualizado em 28/03/2022, às 16h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagens de João Alberto Pinheiro (à esqu.) e Rômulo Arantes (à dir.) - Divulgação/Vídeo
Imagens de João Alberto Pinheiro (à esqu.) e Rômulo Arantes (à dir.) - Divulgação/Vídeo

Em 27 de março de 1990, estreava na Rede Manchete a novela Pantanal, que em poucas semanas, seria a primeira em décadas a bater de frente as telenovelas da TV Globo a nível nacional. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a direção era feita por Jayme Monjardim, além de contar com dezenas de personagens que marcaram a memória nacional.

Com um remake especial lançado nesta segunda-feira, 28, parte do elenco presente na versão original da trama não poderia assistir suas representações na adaptação da TV Globo. Algumas dessas figuras, de exímia importância para o enredo, marcaram o imaginário popular brasileiro.

Personagens marcantes

Ainda nos primeiros capítulos da trama, há o personagem Antero Novaes, um viciado em pôquer que falece no 15º capítulo após fazer uma jogada impressionante.

Sérgio Britto /Crédito: Divulgação/Vídeo/Youtube

Era interpretado pelo lendário Sérgio Britto, que não apenas contribuiu com sua atuação em mais de três dezenas de novelas, como é marcado por um feito histórico.

Sérgio foi o diretor da novela Ilusões Perdidas ao lado de Líbero Miguel, sendo a primeira telenovela produzida pela TV Globo, em 1965, estreando no dia em que a emissora foi inaugurada. Ele faleceu em 17 de dezembro de 2011, aos 88 anos, devido a problemas cardiorrespiratórios.

Alexandre Lippiani /Crédito: Divulgação/Vídeo

Outro ator que participou da primeira fase da trama foi Alexandre Lippiani, que deu vida a Raimundo, irmão da protagonista Juma. O ator, também conhecido por dar voz ao personagem Woody no primeiro filme da franquia 'Toy Story', faleceu precocemente aos 32 anos em 1997, após uma violenta colisão com um poste enquanto viajava de carro.

Marcados na trama

Um dos principais personagens da trama é José Leôncio, pai de Jove e, ao longo do enredo, sogro de Juma. Foi interpretado pelo ator Cláudio Marzo, que ainda em Pantanal viveu o Velho do Rio, uma figura de auxílio para pessoas perdidas na floresta ou quando eram picadas por cobras típicas da região. Cláudio morreu em 2015, aos 74 anos, após complicações pulmonares.

Marcos Winter, Cláudio Marzo e Marcos Palmeira nos bastidores de 'Pantanal' / Crédito: Divulgação / Bloch

Outro astro da novela que faleceu precocemente foi Rômulo Arantes, que dá a vida a Levi na produção da Rede Manchete; o ator, que chegou a participar de três Jogos Olímpicos como nadador antes de se dedicar a atuação, faleceu aos 42 anos em 2000, após uma queda de um ultraleve, falecendo junto com o piloto.

Rômulo Arantes /Crédito: Divulgação/Vídeo

Ainda durante a primeira fase, os atores Valter Santos e Kito Junqueira interpretaram pistoleiros e, faleceram de ataques cardíacos fulminantes. Valter, em 2013, e Kito, em 2019.

Valter Santos e Kito Junqueira /Crédito: Divulgação/Vídeo

Outro papel que chamou atenção foi o de João Alberto Pinheiro, que interpretou o peão gay Zaqueu. No ano seguinte ao término da produção, ele faleceu em decorrência de complicações da AIDS.

João Alberto Pinheiro / Crédito: Divulgação


+Saiba mais sobre a história da TV brasileira em grandes obras disponíveis na Amazon

Biografia da televisão brasileira, Flávio Ricco, 2017 - https://amzn.to/2UytpVZ

101 atrações de TV que sintonizaram o Brasil, Patrícia Kogut, Ebook - https://amzn.to/38a79FJ

História da televisão no Brasil: Do Início aos Dias de Hoje, Ana Paula Goulart Reibeiro, 2010 - https://amzn.to/2UBbYUz

A televisão levada a sério, Arlindo Machado, Ebook - https://amzn.to/3744s7z

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W