Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Susan, a cômica cachorrinha real que invadiu a lua de mel da Rainha Elizabeth II

Da raça Pembroke Corgi, a cadela era uma das maiores paixões da monarca britânica e a acompanhou por quase quinze anos

Pamela Malva Publicado em 26/04/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rainha Elizabeth II ainda jovem, ao lado de um de seus muitos corgis - Divulgação
Rainha Elizabeth II ainda jovem, ao lado de um de seus muitos corgis - Divulgação

Desde o começo de sua infância, a Rainha Elizabeth II é apaixonada por cachorros, mais especificamente os da raça Pembroke Corgi. Com patas menores e corpos mais longos, os cãezinhos são os favoritos da monarca.

No total, a Rainha da Inglaterra já teve mais de trinta corgis, que ela levava consigo em diversas aparições públicas. Por essa obsessão, inclusive, a raça de pequeno porte é conhecida como Cachorro da Rainha.

Entretanto, ainda que Elizabeth II tenha sido dona de diversos cães, uma cadelinha em especial conquistou seu coração. Comprada pelo Rei George VI, a pequena Susan foi amada pela rainha em todos os momentos, por mais cômicos que fossem.

Elizabeth II e um de seus muitos cães da raça Corgi / Crédito: Divulgação

O começo de uma paixão

Elizabeth II e sua irmã, Margaret, viram um Pembroke Corgi pela primeira vez quando seu pai, o Rei George VI, comprou o pequeno Dookie, em 1933. Foi amor à primeira vista, apesar da família já possuir outros seis cães.

Tamanho foi o apreço das duas meninas pelo corgi que George VI não teve outra opção: adquiriu mais um indivíduo da mesma raça, a cadelinha Jane. Assim, uma longa trajetória cheia de cães de patinhas curtas foi iniciada na vida de Elizabeth II.

Onze anos depois, a jovem princesa ganhou Susan em seu 18º aniversário. Na época, a cachorrinha tinha apenas dois meses de idade e Elizabeth II não poderia estar mais feliz. Ela era tão apaixonada pelo corgi, que ela não o largava nunca.

Elizabeth II e dois Corgis / Crédito: Divulgação

Aa travessuras de um pequeno cão

Em 1947, quando se casou com o Príncipe Philip, Duque de Edimburgo, Elizabeth II não queria, de forma alguma, abrir mão da pequena Susan. A ligação entre as duas era tão forte, que a princesa não queria deixá-la para trás, independente da circunstância. 

Na tarde do casamento, portanto, logo após assinarem os papéis, Elizabeth II deu um jeito de esconder Susan sob tapetes de sua carruagem. Dessa forma, a cachorrinha marcou sua incrível presença na lua de mel do mais novo casal real.

Poucos anos depois da coroação da Rainha Elizabeth II, Susan voltou a dar trabalho quando decidiu fazer algumas brincadeiras, em 1959. Veloz e agitada, a cachorrinha cravou seus dentes em um policial que patrulhava o Palácio de Buckingham.

O alvoroço foi grande, ainda mais considerando que o pobre oficial não era o primeiro alvo das mordidas de Susan. Pouco antes, a cadelinha já tinha deixado marcas em um sentinela, um detetive e um relojoeiro real.

A Rainha Elizabeth II, já mais velha, cercada de Corgis / Crédito: Divulgação

Fim de uma vida sapeca

Susan morreu em 1959, quando estava prestes a completar 15 anos de vida. Completamente de luto, a Rainha da Inglaterra fez questão de projetar a lápide da cachorrinha pessoalmente.

Assim, o corgi foi enterrado no cemitério e animais de estimação da Rainha Victória, em Sandringham, a casa de campo monárquica. Na lápide, Elizabeth escreveu: “Susan morreu em 26 de janeiro de 1959. Por quase 15 anos, foi a fiel companheira da rainha”.

Susan foi a primeira de uma longa linhagem de Corgis, todos descendentes dela, dos quais a Rainha da Inglaterra cuidou com todo o carinho. Elizabeth II, no entanto, parou de criar seus cães após a morte de dois deles, ambos vítimas de câncer, em 2009.

A Rainha não possui mais nenhum corgi de raça pura até hoje, desde que o pequeno Willow morreu, em abril de 2018. Ao invés disso, outros dois dorgis, Vulcan e Candy, de raças cruzadas, fazem a alegria da monarca.


+Saiba mais sobre a Rainha Elizabeth II através das obras abaixo, disponíveis na Amazon:

A Real Elizabeth, Andrew Marr (2012) - https://amzn.to/2I62WYs

The Queen: The Life and Times of Elizabeth II, Catherine Ryan (2018) - https://amzn.to/2PxUxAW

Queen Elizabeth II: The Biography, University Press (2019) - https://amzn.to/2Tatq1f

A Brief History of the Private Life of Elizabeth II, Michael Paterson (2012) - https://amzn.to/394Qjsq

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W