Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Guerras

Terra arrasada: quando desistir é a melhor opção

Utilizada em grandes guerras, a tática foi empregada por tropas russas, nazistas e napoleônicas

Redação Publicado em 29/11/2019, às 19h00 - Atualizado em 01/03/2022, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tropas nazistas marchando na Polônia - Getty Images
Tropas nazistas marchando na Polônia - Getty Images

Às vezes, saber reconhecer uma derrota pode ser o maior triunfo de uma nação durante um conflito armado. Não foram poucas as vezes que nações que bateram em retirada e conseguiram remanejar suas tropas e se organizar a fim de virarem suas situações.

Uma das táticas que mais prejudicou Napoleão Bonaparte durante as Guerras Napoleônicas foi uma tática conhecida como "terra arrasada". A manobra consistia basicamente em destruir tudo que pudesse ser utilizado a favor de um inimigo quando a tropa fugitiva estivesse em retirada.

Napoleão Bonaparte / Crédito: Getty Images

O mais notório episódio em que o recurso foi utilizado foi durante a incursão das tropas de Napoleão na Rússia. O czar Alexandre I, reconhecendo que suas forças armadas não seriam capazes de segurar as tropas francesas por muito tempo, ateou fogo no interior russo e supostamente também queimou a cidade inteira de Moscou.

Praticamente abandonado, o exército francês foi obrigado a se estabelecer no local e, com a falta de suprimentos, teve que enfrentar a fome, tanto na chegada em Moscou como na volta para a França - durante o percurso, Napoleão enfrentou mais terras arrasadas.

Czar Alexandre I / Crédito: Getty Images

100 anos após o fracasso de Napoleão, os soviéticos utilizaram essa tática em outro conflito. Na Segunda Guerra, quando as tropas nazistas começaram a invasão à União Soviética, uma nova forma de terra arrasada foi utilizada, e foi tão efetiva quanto.

Ao invés de queimarem campos ou cidades, as tropas da URSS danificaram torres de transmissão, linhas telefônicas e destruíram pontes e ferrovias para que toda movimentação dos nazistas se tornasse precária.

Aprendendo com as próprias derrotas, os nazistas fizeram algo semelhante enquanto batiam em retirada da União Soviética. Queimando pequenas cidades e campos, roubando alimentos dessas populações e destruindo por completo bases usadas pelos soviéticos.

Os nazistas ainda afirmaram que a tática foi realizada como uma ação preventiva para evitar que os soviéticos roubassem comida e alojamento dos seus próprios civis. O mais provável ocorrido foi a tentativa dos alemães de atrasarem o exército russo forçando-os a tentarem prestar ajuda aos cidadãos russos afetados.


+Para saber mais sobre as Guerras Napoleônicas recomendamos as leituras a seguir

Rússia contra Napoleão: A batalha pela Europa, de 1807 a 1814, Dominic Lieven (2014)

link: https://amzn.to/2Lig9j1

Napoleão: Uma Vida, Vincent Cronin (2014)

link: https://amzn.to/2XWjIjL

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com a BlackFriday e estarão disponíveis até 01/12/2019. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.