Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Segunda Guerra

Torturas, bombardeios e massacres: 5 fatos sobre os brutais crimes de guerra dos Aliados

Na Segunda Guerra Mundial, os países do bloco cometeram inúmeras atrocidades, afirmando que, assim, estariam colocando fim aos horrores do holocausto

Isabela Barreiros Publicado em 12/05/2020, às 15h18

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Soldado americano com crânio de soldado japonês - Wikimedia Commons
Soldado americano com crânio de soldado japonês - Wikimedia Commons

1. Crimes dos aliados

A Segunda Guerra Mundial, um período que durou de 1939 a 1945, foi um momento muito conturbado da história mundial. Colocar fim às atrocidades que estavam sendo cometidas pelos regimes autoritários na Alemanha, Itália e Japão parecia ser o único objetivo possível dos Aliados.

No entanto, usando a justificativa de que o Holocausto seria muito pior, esses países cometeram inúmeros crimes de guerra e utilizaram exorbitantes cifras para realizar ações brutais contra civis e prisioneiros de guerra. Essas práticas puderam ser realizadas a partir de uma irônica visão dos Aliados como esmagadores do “mal”.

2. Tortura

Palácio de Kensington / Crédito: Wikimedia Commons

Os países realizaram inúmeros “atos de prevenção”, que podem ser considerados, simplesmente, como condutas violentas. Foram muitas as clássicas sessões de tortura realizadas pelos Aliados, principalmente na Alemanha, em oficiais e soldados.

Estados Unidos e Inglaterra tiveram um protagonismo nessas táticas. Os estadunidenses, na Operação Teardrop, por exemplo, interceptaram submarinos que atacariam a costa leste do país e submeteram os tripulantes a longos interrogatórios com métodos proibidos. Já no Kensington Palace Gardens, em Londres, membros da SS e da Gestapo eram levados ao local e, também, brutalmente interrogados.

3. Bombardeios

Bombardeiros aéreos se tornaram prática comum dos Aliados durante a Segunda Guerra Mundial. É possível afirmar que todos os países do bloco se envolveram nessas ações contra civis na Alemanha, na Itália e no Japão.

Mas a verdade é que, muitas vezes, esses atos ultrapassavam as questões táticas e se tornavam simplesmente casos de vingança nacional. Inúmeros eventos desse tipo foram liderados pelos Estados Unidos, em que eles eram responsáveis por atacar vilarejos e cidades.

4. Estupros em massa

Os Aliados utilizaram inúmeras táticas cruéis para reprimir populações de outros países e para afirmar seu poder em territórios que haviam sido conquistados pelo bloco. O tratamento frio e violento foi característico da atuação dessas nações.

Entre as ações realizadas pelos países, estavam as diversas violações sexuais contra mulheres na Alemanha, que foram cometidas pelos soldados dos Estados Unidos. Além disso, a União Soviética também foi a responsável pelo maior estupro em massa da História.

5. Massacres

Os corpos exumados de vítimas de Katyn, na Polônia, pelos soviéticos / Crédito: Getty Images

Os massacres realizados pelos países contra o Eixo não foram poucos. Muitas pessoas consideradas como prisioneiras de guerra, tanto civis quanto membros do governo, foram vítimas de ações truculentas causadas pelos Aliados.

Entre elas, podemos citar o famoso caso do Kocevski Rog, quando integrantes da Guarda Nacional Eslovena, aliados ao nazismo, e suas famílias, foram sistematicamente assassinados pela Iugoslávia. Outros exemplos são os soviéticos em Katyn, na Polônia, e em Nemmensdorf, na Alemanha, os estadunidenses em Rheinwiesenlager, na Alemanha, e Malmedy, na Bélgica, e os franceses em Goumiers, no Marrocos, e Maquis, na França.


+Saiba mais sobre a Segunda Guerra Mundial por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Box Memórias da Segunda Guerra Mundial, de Winston Churchill (2019) - https://amzn.to/2JWtKex

A Segunda Guerra Mundial, de Antony Beevor (2015) - https://amzn.to/2Rr2xFa

A Segunda Guerra Mundial: Os 2.174 dias que mudaram o mundo, de Martin Gilbert (2014) - https://amzn.to/34DnO3T

Os mitos da Segunda Guerra Mundial, de Vários Autores (2020) - https://amzn.to/2VdiMXa

Continente selvagem: O caos na Europa depois da Segunda Guerra Mundial, de Keith Lowe (2017) - https://amzn.to/2RqF32D

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W