Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Um paraíso escondido: a enorme mansão abandonada de Escobar

Construído na paradisíaca Isla Grande, no Mar do Caribe, o complexo de El Patrón tinha 300 quartos e uma piscina surreal

Pamela Malva Publicado em 23/01/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da gigantesca mansão de Pablo Escobar - Divulgação/Luke Spencer
Fotografia da gigantesca mansão de Pablo Escobar - Divulgação/Luke Spencer

Em meados de 1989, segundo o ranking da revista Forbes, Pablo Escobar era um dos dez homens mais ricos do mundo. Comandando, no auge da carreira, cerca de 80% do contrabando de cocaína do mundo, El Patrón tinha uma fortuna de US $ 30 bilhões.

De acordo com Roberto Escobar, irmão do luxuoso traficante, a fortuna do Rei da Cocaína era tamanha que eles gastavam com amenidades. Todos os meses, por exemplo, eles compravam mil dólares em elásticos para envolver montes ​​de dinheiro.

Muito além da Hacienda Napoles, Escobar ainda era dono de inúmeros carros de luxo, 15 aviões e seis helicópteros. A mais impressionante de suas propriedades, contudo, era uma gigantesca mansão em uma ilha paradisíaca que, hoje, está em ruínas.

Uma das paredes cheia de arcos da mansão / Crédito: Divulgação/Luke Spencer

Uma ilha paradisíaca

A cerca de uma hora de Cartagena das Índias, no Mar das Caraíbas, um conjunto de 30 ilhas compõem um dos maiores pontos turísticos da Colômbia. Com praias de areia branca, paisagens paradisíacas e águas cristalinas, são as famosas Islas del Rosario.

Entre elas, já no Mar do Caribe, a suntuosa Isla Grande chama atenção por dois motivos. Em primeiro lugar, ela aparentemente parou no tempo. Seus cerca de 800 habitantes não se utilizam de encanamento, nem de energia elétrica para viver.

Em segundo, entre a imponente vida selvagem e a vegetação tropical, a ilha esconde a inacreditável mansão de Pablo Escobar. Longe o suficiente da cidade, onde os moradores de Isla Grande não ousam chegar, El Patrón construiu um verdadeiro palácio.

O interior de um dos corredores da mansão / Crédito: Divulgação/Luke Spencer

A casa grande

Em 2015, o jornalista Luke Spencervisitou pessoalmente a enorme casa do traficante colombiano, conhecida pelos habitantes da ilha como “la casa grande”. Sem placas ou guias que o levassem até lá, ele contou com a ajuda do funcionário de um hotel.

Ao chegar à propriedade, uma lancha abandonada dá as boas vindas para uma construção surreal, mas que já está em ruínas. Após o fim de Escobar, a vegetação exuberante passou a tomar conta do jardim e do caminho de ladrilhos.

No centro do complexo erguido por El Patrón, a mansão principal foi revestida com cores comuns nos anos 1980, como azul pastel e rosa coral. Em volta da casa, encontram-se apartamentos à beira-mar, uma enorme piscina e um luxuoso heliporto.

A gigantesca piscina da mansão que, hoje, serve para secar roupas / Crédito: Divulgação/Luke Spencer

Onde um bilionário se escondia

No total, entre corredores com enormes arcos e paredes com azulejos brancos e de mármore, o complexo encomendado por Escobar contava com mais de 300 quartos. No passado, a grande maioria deles era destinada aos muitos convidados do traficante.

Quando visitou a casa, contudo, Luke encontrou apenas seis homens com facões nas mãos que ocupavam a mansão, apesar dela ter sido reivindicada pelo estado. Pessoas em situação de rua, inclusive, são os únicos moradores do complexo desde que Pablo Escobar morreu, em meados de 1993.

Daquele ano em diante, todas as propriedades de El Patrón foram tomadas pelo governo. Enquanto a Hacienda Napoles tornou-se um zoológico e um museu, no entanto, a suntuosa mansão em Isla Grande foi abandonada. Hoje, então, a piscina vazia serve de secadora de roupas e as paredes rachadas não se distinguem mais da paisagem.

Confira mais fotos da enorme mansão de Pablo Escobar na ilha colombiana:

A vista da casa para o Mar do Caribe / Crédito: Divulgação/Luke Spencer

Fotografia de alguns dos quartos do complexo / Crédito: Divulgação/Luke Spencer

A enorme piscina cercada por palmeiras / Crédito: Divulgação/Luke Spencer

Um dos suntuosos corredores no interior da mansão / Crédito: Divulgação/Luke Spencer


+Saiba mais sobre Pablo Escobar por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Sra. Escobar: Minha vida com Pablo, Victoria Eugenia Henao (2019) - https://amzn.to/3dlc75A

Amando Pablo, odiando Escobar, de Virginia Vallejo (2017) - https://amzn.to/37VEWlK

Minha Vida com Pablo Escobar, Jhon Jairo Velásquez e Maritza Neila Wills Fontecha (2017) - https://amzn.to/2tgBgvK

Pablo Escobar: meu pai, Juan Pablo Escobar (2015) - https://amzn.to/2QeEaKk

Pablo Escobar: O Narcotraficante: A história por trás do homem que matou mais de 5 mil pessoas, de Editora LeiaNet - https://amzn.to/36bejsA

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W