Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Civilizações

Uma das maiores descobertas do século 20: 5 fatos sobre a tumba do Senhor de Sipán

Encontrada em 1987, a tumba revelou impressionantes relíquias e fatos sobre a vida do poderoso dignitário moche

Caio Tortamano Publicado em 28/07/2020, às 18h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Reconstrução facial e a tumba do poderoso Senhor de Sipán - Wikimedia Commons
Reconstrução facial e a tumba do poderoso Senhor de Sipán - Wikimedia Commons

1. Importante descoberta

São poucas as evidências e amostras existentes a respeito de culturas pré-incaicas, especialmente da civilização moche, também conhecida como mochica, que se estabeleceu entre 100 a.C. e 800 d.C. Portanto, a descoberta de uma tumba praticamente intacta foi de enorme importância para a arqueologia da América do Sul.

O mausoléu principal — descoberto em 1987 —, que abrigava os restos do poderoso Senhor de Sipán, foi o primeiro de uma série de tumbas que foram reveladas — essas somente 20 anos depois, em 2007. No Peru, é o mais importante sítio arqueológico, tanto pela riqueza de itens quanto pelo estado de conservação em que foi tudo coletado. 


2. Itens inusitados

Além do cadáver do Senhor de Sipán, a tumba principal abrigou itens impressionantes durante o enterro. Os restos de outras seis pessoas foram encontrados abaixo do líder: três jovens mulheres — que seria possivelmente esposas —, dois guerreiros com os pés decepados e uma criança de aproximadamente 10 anos de idade.

A tumba após a descoberta /Crédito: Divulgação

Como se não bastasse essas pessoas todas, ainda puderam ser encontrados os restos de um cachorro e duas lhamas. Os itens pessoais do chefe moche também impressionam, com mais de 451 itens cerimoniais e oferendas enterradas juntamente com o nobre.


3. Reconstrução da figura

Tamanha era a conservação dos restos mortais do Senhor de Sipán que os especialistas conseguiram reconstruir, com riqueza de detalhes, como deveria ser o líder peruano. A partir de análises de DNA, foi descoberto que o homem era baixo e tinha cerca de 1 metro e 63 centímetros, além de ter por volta de 40 anos quando morreu.

Reconstrução facial feita por meio de pesquisas com o DNA do morto / Crédito: Wikimedia Commons

A partir de dedução, alguns aspectos físicos menos evidentes de seu corpo foram levantados, como a cor de sua pele, o formato de olhos, lábios e cabelo. Curiosamente, o Senhor de Sipán realizou um processo estético em sua orelha, provavelmente para que pudesse pendurar grandes protetores de ouvido e argolas.


4. Museu

Com mais de duas mil peças de ouro encontradas no sítio arqueológico de Huaca Rajada, o museu Tumbas Reales de Sipán foi erguido na cidade de Lambayeque, próximo ao local onde os itens foram descobertos. Imitando as antigas pirâmides moches, o local conta, inclusive, com uma réplica da tumba do Senhor de Sipán.

Museu das Tumbas Reais de Sipán / Crédito: Wikimedia Commons

Na sala principal do museu, os restos do governante são exibidos com seu traje de ouro e prata, adornado com diversas peças de metais nobres, além dos esqueletos de seus acompanhantes, todos com as vestimentas originais.


5. Tutancâmon

A descoberta foi gigantesca, mas maior ainda deve ter sido a riqueza do líder moche, resultando em comparações com um dos mais populares faraós da história egípcia, Tutancâmon. O período histórico dos moches pode ser facilmente representado por toda a glória envolta diante de sua tumba.

A cultura mochica, entretanto, não chegou a construir um império como fizeram os egípcios, todavia, mesmo assim conseguiu se consolidar fortemente na região, dominando praticamente todos os vales ao noroeste do Peru entre os séculos 2 e 3.


Saiba mais sobre o tema por meio das obras disponíveis na Amazon:

Configurações Histórico-Culturais dos Povos Americanos, Darcy Ribeiro (2016) -  https://amzn.to/2rbd6SQ

Breve História dos Incas, Patricia Temoche Cortez (2013) - https://amzn.to/36Odx4r

Las ruinas de Moche, Max Uhle (Ebook) -https://amzn.to/2Z0RLrC

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du