Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Utopia urbanística: a Peste Negra influenciou da Vinci a imaginar a cidade ideal

Diante dos horrores da grande Peste, o artista teve uma ideia que, infelizmente, não foi finalizada

Redação Publicado em 19/07/2020, às 08h00 - Atualizado em 15/04/2022, às 11h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O artista e a "obra" - Divulgação/Youtube/Arquitetura e Urbanismo
O artista e a "obra" - Divulgação/Youtube/Arquitetura e Urbanismo

Renascimento, final do século 15. Em Milão, o artista, cientista e engenheiro Leonardo da Vinci desenhava partes da cidade que desejava construir. A “utopia urbanística” era tema central de debates. Ricas famílias comandavam as cidades-estado independentes que eram a Itália.

Enquanto a cidade ideal seria aquela que celebrasse o governo do príncipe, a cidade real era onde reinava o insalubre. A população, para a época, era enorme. Em Milão, eram quase 100 mil pessoas. A maioria, pobres. Nas ruas estreitas e escuras, o lixo se espalhava. Não havia encanamento e a água era contaminada.

O resultado não poderia ser diferente: as pestes mataram milhares de pessoas. Da Vinci não chegou a conceber um modelo pronto e acabado da “cidade-solução”, mas seus desenhos foram reunidos.

Conheça os detalhes do projeto do artista.

Ventilação 

Áreas amplas em palácios seriam belas, mas também serviriam para que o ar circulasse livremente. O objetivo era atingir um nível adequado de salubridade, já que Milão enfrentava constantes pestes, que mataram mais de 10 mil pessoas até a época em que Da Vinci viveu, o século 16. Já as vias em nível alto, mais amplas e com parques, seriam para uso da nobreza.

Os canais

Vias fluviais eram importantes, como as ruas para a comunicação e a agricultura. Canais artificiais eram conectados a um canal principal. A proposta era um sistema independente do sistema de ruas. A regulagem do fluxo seria feita por meio de comportas.

Estábulos
A localização dos cavalos também foi planejada por Da Vinci nos mínimos detalhes: sulcos na terra dentro dos espaços formariam uma pequena rede de canais para onde a sujeira deveria escoar e manteriam o local limpo.

A estrutura da cidade conectaria as elevações e os canais como forma de evitar as enxurradas dos rios, assim a água não ficaria concentrada em lugar nenhum.

Privilégios

Os palácios teriam uma estrutura aristocrática. No primeiro andar, viveria a família do proprietário, cuja entrada seria pelo andar de cima.

As vias em nível baixo serviriam para o fluxo de mercadorias, pessoas comuns e animais de carga. Segundo o estudioso M.C. Hall, autor do livro Leonardo da Vinci, os pensadores da época não levavam muito em conta os pobres. O andar de baixo seria para os empregados, a exemplo da cozinha e do armazém.


Confira o vídeo abaixo para entender o esboço do artista.


++Saiba mais sobre o artista através de grandes obras disponíveis na Amazon Brasil:

Leonardo da Vinci, de Walter Isaacson (2017) - https://amzn.to/2Z6k2gT

Leonardo Da Vinci: The Graphic Work, de Johannes Nathan (2014) - https://amzn.to/2NohJAq

A História da Arte, de Gombrich (2000) - https://amzn.to/2Z46P8s

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W