Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Vale a pena ver de novo: 5 produções sobre guerras

Bons filmes de guerra são os que trazem à tona as histórias de quem viveu as batalhas na pele. Aqui, o que importa é a narrativa visual, que torna ainda mais inesquecíveis os horrores e os atos de heroísmo que acompanham os conflitos

Redação Publicado em 28/03/2021, às 00h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme Santos ou fuga da guerra - Divulgação
Cena do filme Santos ou fuga da guerra - Divulgação

É fato que as guerras caminham junto a humanidade. Inúmeras delas foram responsáveis não só por cicatrizes, mas também por moldar o mundo como vivemos hoje. Entre documentários e filmes, muitos diretores já reproduziram os desdobramentos de conflitos marcantes. 

Pensando nisso, a revista Aventuras na História separou algumas das produções cinematográficas sobre guerras, que merecem a sua atenção. Vale ressaltar que você não vai encontrar produções recentes do cinema nesta lista.

Confira abaixo!

1. Apertando as mãos do diabo

Esse filme de Peter Raymont, que inspirou o longa Hotel Ruanda, levou o prêmio de melhor documentário internacional no Sundance Film Festival de 2005. Conta a luta do chefe da missão de paz das Nações Unidas em Ruanda, Roméo Dallaire, para tentar impedir o massacre de 1 milhão de pessoas, em 1994, numa guerra entre as tribos hutu e tutsi.

2. Santos ou fuga da guerra

A trama se passa durante a Batalha de Bulge, quando os exércitos de Hitler atravessaram a floresta de Ardennes, na Bélgica, e lançaram o último contra-ataque alemão às forças aliadas. O filme, de Ryan Little, narra a trajetória de 2 soldados capturados pelos nazistas e sua fuga no inverno rigoroso da Europa.

3. A batalha do Chile

Patrício Guzmán assina a direção desse documentário, de 1979, um dos mais detalhados relatos sobre o período mais turbulento da história chilena – desde a eleição do presidente Salvador Allende até a ditadura do general Augusto Pinochet.

4. Clássico sobre a argélia

Esse clássico de 1966, dirigido pelo italiano Gillo Pontecorvo, mostra os dois lados da guerra pela independência da Argélia. Mesclando documentário com ficção, o filme é forte e revelador, cobrindo o período de 1954 a 1957. Garantiu algumas indicações ao Oscar e ao Prêmio da Crítica no Festival de Veneza.

5. Combate na escuridão

Lançado em 2005 e dirigido por Jeff Burr, o filme se passa na II Guerra Mundial. Dois desertores americanos fogem e encontram personagens curiosos, como um grupo de crianças treinadas para sobreviver aos horrores do conflito.