Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Veja 4 lendas famosas que ficaram de fora de Cidade Invisível, da Netflix

No Top 10 da plataforma do streaming, o mais novo sucesso nacional apresenta personagens do folclore brasileiro

Victória Gearini Publicado em 16/02/2021, às 19h00 - Atualizado às 20h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de divulgação da série Cidade Invisível (2021) - Divulgação / Netflix
Capa de divulgação da série Cidade Invisível (2021) - Divulgação / Netflix

Recentemente a Netflix disponibilizou na plataforma a primeira temporada da série nacional Cidade Invisível. A trama apresenta histórias envolventes baseadas em lendas do folclore brasileiro.

Estrelada por grandes nomes da dramaturgia brasileira, como Marco Pigossi, Alessandra Negrini e José Dumont, a produção encontra-se no Top 10 do streaming em 40 países.

Pensando nisso, o site Aventuras na História listou quatro lendas famosas que ficaram de fora do mais novo sucesso da Netflix.

Confira abaixo.

1. Vitória-régia

A lenda da Vitória-régia conta a história da jovem indígena Naiá, que sonhava em se encontrar com Jaci, um rapaz que tinha o costume de namorar as mais belas jovens da aldeia. Os moradores teriam lhe avisado que se ela fosse levada pelo homem, deixaria de ser humana. Contudo, a jovem estava decidida em encontrar o amado.

Ilustração da lenda Vitória-régia / Crédito: Divulgação / Eduardo Duval / Frata Soares / André Leão

Em uma noite, enquanto admirava a Lua, Naiá decidiu beijar o reflexo do satélite natural no rio. No entanto, acabou perdendo o equilíbrio e morreu afogada. Jaci, por sua vez, ficou comovido com o ocorrido e decidiu transformá-la na bela planta vitória-régia.


2. Caipora

Caipora é outra lenda bem popular que ficou de fora da primeira temporada da produção. Guardiã dos animais e das florestas, a lenda se originou na mitologia Tupi-guarani, que na língua indígena significa habitante do mato.

Representação da Caipora / Crédito: Wikimedia Commons

Sendo representada tanto por um homem quanto por uma mulher — diferenciando de acordo com a região na qual é contada — ela/ele protege a fauna e flora de ataques de caçadores.


3. Mula Sem Cabeça

A Mula Sem Cabeça é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro. De acordo com a mitologia, ela costuma correr pelas florestas e matas assustando animais e pessoas.

Ilustração da Mula Sem Cabeça / Crédito: Wikimedia Commons

Existem várias versões desta história. Em uma delas, para controlar a paixão entre os jovens, os mais velhos contavam que a mula seria na verdade uma mulher. Para eles, se uma pessoa do sexo feminino dormisse com algum homem antes do casamento, altomaticamente seria enfeitiçada e transformada no animal com chamas na cabeça.


4. Boitatá

Reza a lenda que se uma pessoa olhar para o Boitatá perderá a visão e a sanidade. Em Tupi-Guarani a palavra significa cobra de fogo.

Representação do Boitatá capturando um caçador / Crédito: Wikimedia Commons

De acordo com a crença, este ser mitológico protegeria, ainda, as matas e florestas das ações humanas, sendo muito contada para se referir a queimadas florestais. A lenda apareceu pela primeira vez nos escritos do Padre Jesuíta José de Anchieta, durante o século 16.


+Cidade Invisível | Trailer oficial | Netflix Brasil


++Saiba mais sobre o folclóre brasileiro por meio de obras disponíveis na Amazon:

As 100 melhores lendas do folclore brasileiro, de A. S. Franchini (2011) - https://amzn.to/3aomxlp

Aspectos do Folclore Brasileiro, de Mário de Andrade (2019) - https://amzn.to/3rUwRre

Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo (2012) - https://amzn.to/3aqAaRm

Lendas Contos e Tradições do Folclore Brasileiro, de Marco A. Stanojev (2013) - https://amzn.to/3jVzWob

Contos Folclóricos Brasileiros, de Marco Haurélio (2010) - https://amzn.to/3baY3vf

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W