Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Veja 5 produções nacionais baseadas em histórias reais na Netflix

Separamos filmes, séries e documentários com narrativas embasadas em acontecimentos reais e até mesmo controversos

Isabela Barreiros Publicado em 16/08/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Divulgação da série da Netflix Bandidos na TV (2019) - Divulgação/Netflix
Divulgação da série da Netflix Bandidos na TV (2019) - Divulgação/Netflix

1. Guerras do Brasil.doc

Crédito: Divulgação/Netflix

O intuito da série documental investigativa é único: entender a formação do Brasil como país a partir dos conflitos que permearam ao longo de sua história. Produzidos pelo roteirista Luiz Bolognesi, os cinco episódios, que tem por volta de 25 minutos cada, contam com especialistas que expõem, com todos os problemas e contradições, as guerras vividas pela nação.

Para isso, partem da Guerra da Conquista, passam pela Guerra de Palmares, do Paraguai, pela revolução de 1930 para, enfim, chegar na atualidade, narrada a partir da falência do sistema carcerário do país, com o episódio nomeado Universidade do Crime. É uma série para aqueles que dizem que o Brasil foi construído de forma pacífica, a partir de concessões e cordialidade.


2. VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso

Crédito: Divulgação/Netflix

Conheça Marcelo Nascimento da Rocha a partir de sua própria narrativa. A diretora Mariana Caltabiano decidiu que contaria a história do considerado “maior trambiqueiro do Brasil” e o fez, primeiro, em seu livro VIPs: Histórias Reais de um Mentiroso (2005) e, posteriormente, em seu documentário, que leva o mesmo nome da obra e foi lançado em 2010.

Para construir a trajetória do homem que ficou conhecido em 2001 após se passar pelo filho do dono da Gol durante quatro dias no camarote do carnaval de Recife, Caltabiano entrevistou amigos e familiares de Marcelo, além dele próprio, enquanto estava preso. Mas, talvez mais importante ainda, ela convocou pessoas que já caíram nas malandragens do estelionatário para contar suas histórias.


3. O Mecanismo

Crédito: Divulgação/Netflix

A série criada a partir da parceria de José Padilha, Elena Soarez e a própria Netflix tem como tema um cenário familiar a qualquer brasileiro: a Operação Lava Jato, que começou em março de 2014 e continua até hoje, seis anos depois. Trata-se de uma série que se baseia em acontecimentos reais, mas que conta com uma adaptação artística — uma pequena fantasia, digamos.

De fato, todos os personagens apresentados na produção contam com um correspondente na vida real e possuem nomes muitos parecidos também. São políticos e empreiteiros corruptos, além de agentes da Polícia Federal ligados com a operação que chamou a atenção do país durante um longo período. Ficcional ou não, O Mecanismo (2018) teve sua segunda temporada disponibilizada na plataforma de streaming no ano passado.


4. Raul - O Início, o Fim e o Meio

Crédito: Divulgação/Netflix

No final da canção Gita, o Maluco Beleza, Raul Seixas, canta: “Eu, mas eu sou o amargo da língua/A mãe, o pai e o avô/O filho que ainda não veio/O início, o fim e o meio/Eu sou o início, o fim e o meio”. O documentário de Walter Carvalho, Raul - O Início, o Fim e o Meio (2012), narra exatamente isso: o início, o fim e o meio do artista, na época mais de 20 anos após a morte do icônico cantor.

A produção conta a vida e a obra de Raul a partir de entrevistas realizadas com amigos e familiares do cantor, além de trazer imagens muito raras obtidas em arquivos exclusivos. A intenção é de desvendar a figura peculiar que conquistou milhares de fãs e desenvolveu uma música completamente fora da caixinha, com ideias místicas, parcerias com Paulo Coelho e ângulos distintos.


5. Bandidos na TV

Crédito: Divulgação/Netflix

Dirigida por Daniel Bogado, a série documental conta a bizarra história do Caso Wallace, que aconteceu em Manaus, Amazonas. Wallace Souza era o apresentador do programa Canal Livre, que tinha uma grande audiência por expor crimes hediondos de maneira gráfica. Muito popular, o homem chegou até mesmo a ser deputado pelo estado. Mas tudo isso acabou em 2009, quando ele passou a ser acusado de ordenar os assassinatos para manter seu programa.

Com sete episódios, a produção é complexa: ela não te aponta qual é a verdade absoluta do caso. As reviravoltas da série acompanham os acontecimentos que marcaram o desenrolar controverso da investigação e deixam o espectador com dúvidas até o final da curta série.


+ Saiba mais sobre o cinema brasileiro por meio das obras disponíveis na Amazon:

Ensaios de Cinema Brasileiro 1: Dos filmes silenciosos à pornochanchada - https://amzn.to/343BVh6

Popular cinema in Brazil, 1930–2001 - https://amzn.to/365zOvd

Cinema brasileiro: propostas para uma história - https://amzn.to/31MK9sz

Enciclopédia do cinema brasileiro - https://amzn.to/2WfUegD

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W