Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Entretenimento

Veja o que aconteceu com o elenco de De Volta para o Futuro

Clássico dos anos 1980, trilogia que aborda a viagem no tempo marcou época e possui centenas de fãs até hoje — 35 anos depois das filmagens do primeiro longa

Fabio Previdelli Publicado em 25/07/2020, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do filme De Volta para o Futuro - Divulgação
Cena do filme De Volta para o Futuro - Divulgação

Muito antes de Dark quebrar a cabeça dos espectadores com os paradoxos que a viagem no tempo causa, um filme dirigido por Robert Zemeckis na década de 1980 já usava e abusava desse conceito — de uma maneira mais simples e bem-humorada é verdade.

O fato é que, ainda hoje, mesmo após os 35 anos da estreia do primeiro De Volta para o Futuro (1985), o longa ainda empolga e diverte muito o público que o assiste, trazendo uma trama leve, nostálgica e muito bem roteirizada, deixando as frustrações somente para quem sonhou com tudo que o filme especulou ser possível no futuro, mas que infelizmente não se concretizaram, afinal, quem nunca quis ter um hoverboard igual o usado por Marty McFly?

Mas deixando um pouco a ficção de lado, o que aconteceu com o elenco de De Volta para o Futuro?

1. Michael J. Fox (Marty McFly)

Protagonista da trilogia, Michael J. Fox tinha apenas 24 anos quando o primeiro longa foi rodado. Interprete de Marty McFly, o ator revelou no final dos anos 1990 sofrer com Mal de Parkinson e, desde lá, se tornou um grande e importante porta-voz da patologia.

Michael J. Fox (Marty McFly) / Crédito: Divulgação

Porém, esse problema em sua saúde não o impossibilitou de continuar atuando em outras grandes produções. Além dos outros dois filmes da série, ele também trabalhou mais recentemente em The Good Wife (2009), Rescue Me (2009), Designated Survivor (2016) e fez uma participação especial em Curb Your Enthusiasm (2000). Atualmente ele tem 59 anos.


2. Christopher Lloyd (Doutor Emmett Lathrop "Doc" Brown)

Responsável por criar a engenhoca que proporciona a viagem no tempo, Christopher Lloyd deu vida a um Doc Brow de cabelos brancos e arrepiados, para caracterizar ainda mais o toque de cientista maluco do personagem. Por isso, o ator parece não ter mudado muito apesar dos seus mais de 80 anos.

Além do sucesso como um dos personagens mais amados da franquia, Lloyd também atuou em grandes clássicos como Jornada nas Estrelas (1984),  Uma Cilada para Roger Rabbit (1988), A Família Addams (1991), Dennis, o Pimentinha (1993), Alice no País das Maravilhas (1999) e Sin City 2 (2014).

Christopher Lloyd (Doutor Emmett Lathrop "Doc" Brown) / Crédito: Divulgação

Ele também atuou na série 12 Macacos (2017) — que também trata de viagem no tempo —, e foi um dos dubladores das animações Cyberchase: Corrida no Espaço (2002) e Duck Tales, o filme (1990). Casado cinco vezes, nunca teve filhos.


3. Lea Thompson (Lorraine McFly)

Assim como Christopher Lloyd, Lea Thompson parece ter parado no tempo. Interpretando a mãe de Marty do passado, a atriz também tinha 24 anos quando estrelou o primeiro longa. Em recente entrevista ao USA Today, Lea declarou que: “esse filme [De Volta para o Futuro] é definitivamente uma parte de mim, estou muito feliz em ser reconhecida como Lorraine McFly”.

Lea Thompson (Lorraine McFly) / Crédito: Divulgação

Figurinha carimbada em muitos filmes da década de 1980 e 1990, ela ainda atuou em Dennis, o Pimentinha (1993), A Família Buscapé (1993) em Os Batutinhas (1995), entre outros. Casada com o diretor Howard Deutch, que conheceu nos bastidores de Alguém Muito Especial (1987), o casal tem duas filhas. Atualmente a atriz tem 59 anos.


4. Claudia Wells (Jennifer Parker)

Uma das atrizes mais novas do elenco, na época com 19 anos, Claudia deu vida a Jennifer Parker, namorada de Marty McFly no primeiro filme da trilogia. Entretanto, ela acabou não atuando nos demais, sendo substituída por Elisabeth Shue.

Claudia Wells (Jennifer Parker) / Crédito: Divulgação

A mudança se deu, pois, logo após a gravação do filme, sua mãe foi diagnosticada com câncer, o que fez com que a atriz interrompesse sua carreira até 2008. Claudia participou dos filmes Alien Armageddon (2011) e Starship (2014). Atualmente ela tem 54 anos.


5. Elisabeth Shue (Jeniffer Parker)

Substituta de Claudia, Elisabeth era considerada sex symbol na década de 1980 e já era conhecida por suas atuações em Karate Kid (1984) e Adventures in Babysitting (1987). Posteriormente, atuando em Despedida de Las Vegas (1995), a atriz foi indicada ao Oscar, Globo de Ouro e ao Bafta.

Elisabeth Shue (Jeniffer Parker) / Crédito: Divulgação

Mais recentemente, em 2011, passou a integrar o elenco de CSI, onde permaneceu até o cancelamento da série quatro anos depois. Atualmente aos 56 anos, é casada com Davis Guggenheim, com quem tem 3 filhos. Seu último trabalho foi na série The Boys, da Amazon Prime.


6. Crispin Glover (George McFly)

Na época com 21 anos, o ator participou apenas do primeiro filme, se recusando a renovar seu contrato por não concordar com o final do primeiro filme. Porém, Bob Gale, um dos roteiristas, disse que a recusa se deu pois o ator exigia um aumento salarial.

Como alternativa, no filme seguinte, foram usadas imagens de arquivo de Crispin e filmou novas usando um sósia do ator. A medida fez com que Steve Spielberg fosse processado por Glover, que saiu vitorioso no processo.

Crispin Glover (George McFly) / Crédito: Divulgação

Apesar da vitória nos tribunais, a ação fez com que sua carreira não emplacasse nos próximos anos, atuando em papeis de pouca relevância. Aos 56 anos, o ator, cantor diretor e dono de sua própria editora, deu a volta por cima e atuou em As Panteras (2000 e 2003) e Alice no País das Maravilhas (2010) e a Lenda de Beowulf (2007).


7. Thomas f. Wilson (Biff Tannen)

Caracterizado com o valentão da escola onde Marty McFly estudava, o personagem de Thomas Wilson era a grande pedra no sapato do protagonista. Fora da franquia, tem uma carreira de muito sucesso, tendo atuado em grandes séries como Sabrina, a Aprendiz de Feiticeira (1996), Freak and Geeks (1999) e DC's Legends of Tomorrow (2019).

Thomas f. Wilson (Biff Tannen) / Crédito: Divulgação

Além do mais, ele atua como dublador e já trabalhou emprestando a voz para os desenhos Buzz Lightyear do Comando Estelar (2000), Max Steel (2000) e Bob Esponja (2001). Pintor e cantor, atualmente tem 61 anos.


8. James Tolkan (Mr. Strickland)

Veterano nos cinemas quando De Volta para o Futuro foi filmado, Tolkan deu vida a Mr. Strickland, professor que sempre implicava com McFly, o chamando de perdedor. A participação na franquia e também em Top Gun (1986) o fez ficar marcado por dar vida a personagens considerados durões.

James Tolkan (Mr. Strickland) / Crédito: Divulgação

Além da franquia, também atuou em Miami Vice (1987), Horror e Amityville (1979), e nas séries Mary (1985), Remington Steele (1985) e Cobra (1993). Atualmente com 89 anos, seu último papel foi em Rastro de Maldade (2015).


+Saiba mais sobre Hollywood por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Hollywood: 131, de Charles Bukowski (1998) - https://amzn.to/2UXDWKe

Cenas de uma revolução: o nascimento da nova Hollywood, de Mark Harris (2011) - https://amzn.to/3c6gqAr

O pacto entre Hollywood e o nazismo: Como o cinema americano colaborou com a Alemanha de Hitler, de Ben Urwand (2019) - https://amzn.to/2ViwOqO

Hollywood Babylon: The Legendary Underground Classic of Hollywood's Darkest and Best Kept Secrets (Edição Inglês), de Kenneth Anger (1981) - https://amzn.to/2RurMWU

O livro do cinema, de Vários autores (2017) - https://amzn.to/2VeOS52

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W