Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Beatles

Veja os nomes controversos descartados em capa famosa dos Beatles

O disco "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" apresenta inúmeras figuras históricas na capa; veja nomes que foram excluídos

por Thiago Lincolins

tlincolins_colab@caras.com.br

Publicado em 04/06/2024, às 17h11

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A capa do disco "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", dos Beatles - Divulgação
A capa do disco "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band", dos Beatles - Divulgação

Oitavo disco dos Beatles, "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" se tornou um dos mais famosos da história da música. Com clássicos como "With a Little Help From My Friends" e "Lucy In the Sky with Diamonds", o álbum também chama atenção por sua capa colorida, que, além dos integrantes, exibe nomes que marcaram a história. 

Quem observa atentamente a imagem, encontra fotos de Albert Einstein, Marilyn Monroe, Shirley Temple, Karl Marx, Oscar Wilde, Edgar Allan Poe e até mesmo Bob Dylan. Mas, existe uma lista de figuras foram consideradas para estampar o disco, contudo, acabaram desconsideradas. 

Durante entrevista para a GQ, Paul McCartney revelou que John Lennon fez um pedido controverso para a capa. 

"Na capa do Sgt. Pepper ele [Lennon] queria Jesus Cristo e Hitler ali. Isso foi, 'Ok, esse é John.' Você teria que acalmá-lo um pouco - 'Não, provavelmente não Hitler...' Eu poderia dizer a ele: 'Não, não vamos fazer isso.'", explicou. 

A icônica capa do disco "Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band" - Divulgação

Durante a conversa, ele explicou o que motivou Lennon a fazer o pedido. "Estamos colocando pessoas famosas na capa: 'Hitler! Ele é famoso!' E foi como, 'Sim, mas John, estamos tentando colocar heróis na capa, e ele não é seu herói, Winston Churchill é seu herói, John.' Ele era um grande fã de Winston, então ele estava apenas brincando. Ele era muito espirituoso, muito maravilhoso e gostava de ir além, e era divertido estar perto de alguém assim. Mas nem sempre você pode fazer tudo o que eles sugerem", destacou o cantor.

Já Jesus Cristo, explica a Far Out Magazine, foi desconsiderado diante da polêmica dos Beatles com a Igreja Católica, quando John brincou que o grupo era maior que Cristo. A intenção seria evitar uma nova rixa.

Os Beatles - Getty Images

O Beatle também queria que Mahatma Gandhi, ativista indiano, estampasse a capa do disco. Joseph Lockwood, presidente da EMI, desconsiderou a ideia. "Precisamos do mercado indiano. Se Gandhi aparecer do lado de Sonny Liston e Diana Dros [duas celebridades da capa], eles nunca vão nos perdoar na Índia", explicou ele, conforme a Rolling Stone Brasil.