Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Ciência

Velozes e inovadores: 10 momentos que representaram avanços na história do transporte sobre rodas

Fosse sobre duas, três, quatro ou mais rodas, a humanidade sempre encontrou novas formas de se locomover

Redação Publicado em 30/05/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem meramente ilustrativa de carro antigo - Divulgação/Pixabay/Pexels
Imagem meramente ilustrativa de carro antigo - Divulgação/Pixabay/Pexels

Antes da invenção da roda, a locomoção parecia ser muito mais complexa do que conhecemos hoje. Montar em animais, é claro, sempre foi uma opção. Mas quando o objeto circular foi criado, ele facilitou — e muito — a vida das pessoas.

Considerada como uma das mais importantes invesções da humanidade, a roda foi o ponto de partida para outras criações verdadeiramente inovadoras. Há milhares de anos, então, ela vem unindo povos e criando maneiras mais tranquilas de se viajar.

Confira 10 criações que revolucionaram o transporte sobre rodas:

1. Começo de tudo (3500 a.C.)

A Mesopotâmia, berço da civilização, foi também o nascedouro dos veículos sobre rodas. As primeiras carroças eram de madeira e couro, tinham um tronco como roda e eram puxadas por onagros (uma espécie de cavalo).


2. Bigas (2000 a.C)

Cena do filme Ben-hur (2016) / Crédito: Divulgação/ Paramount Pictures

Outra invenção mesopotâmia, as bigas espalharam-se pelo Egito e pela Ásia Menor, onde foram usadas pelo exército de Alexandre, o Grande. Em Roma, as corridas de bigas eram a principal atração do Circo Máximo, o maior hipódromo do império.


3. Patins (1760)

O belga Joseph Merlin, o homem que primeiro imaginou os patins, não conseguia manter-se em pé nas demonstrações do seu invento. Por isso, os patins só foram levados a sério em 1863, com a criação de um protótipo americano, e popularizaram-se no século 20, quando o plástico como matériaprima foi usado largamente.


4. Coche (1500)

Gravura de carroças em antiga estrada / Crédito: Museu Metropolitano de Arte/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Nenhum novo veículo de rodas foi criado durante a Idade Média, mas as antigas carroças ganharam sistemas de suspensão e arreios mais sofisticados. Essas melhorias possibilitaram a criação do coche, uma carroça puxada por três pares de cavalos e com rodas de vários tamanhos, que permitia o transporte rápido e agradável da realeza.


5. Locomotivas a vapor (1804)

Primeiro dos múltiplos meios inventados no século 19, a primeira locomotiva, criada pelo inglês Richard Trevithick, tinha 25 toneladas e rodava a 8 km/h. Ferrovias e locomotivas passariam a difundir-se 20 anos depois.


6. Bicicleta (1817)

Fotografia de Karl von Drais e esquema de bicicleta / Crédito: Wilhelm Siegrist/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

Movida pelas próprias pernas do ciclista, a primeira bicicleta, criada pelo engenheiro alemão Karl von Drais, espalhou-se rapidamente pela Europa. O sucesso não ocorreu à toa. Este foi o primeiro meio eficiente ao transportar o homem usando sua própria força, sem tração animal nem mecânica. Um sonho desde o século 15.


7. Bonde elétrico (1881)

Em substituição às composições puxadas por cavalos comuns nos Estados Unidos e na Europa, o primeiro bonde elétrico tinha cabos de energia na altura do corpo, o que provocou dezenas de mortes. O modelo só se popularizou quando os cabos foram para o alto. A partir de 1890, os bondes ganharam o mundo, tornando-se o meio mais comum do começo do século 20.


8. Automóvel a gasolina (1885)

O carro lançado por Karl Benz/ Crédito: Alexander Migl/ Creative Commons/ Wikimedia Commons

O sucesso de carruagens sem cavalos só apareceu quando o engenheiro alemão Karl Benz usou gasolina, e não carvão, como combustível. Inovador e prometendo muitas mudanças, seu veículo de três rodas chegava a 15 km/h.


9. Motocicleta (1885)

Meses após a invenção do carro, o alemão Gottlieb Daimler cria a moto. Com rodinhas laterais para dar equilíbrio, chegava a 19 km/h. Em 1889, Daimler fundaria a Mercedes-Benz em sociedade com o criador do automóvel.


10. Metrô elétrico (1890)

Gravura de P. Justyne da construção do primeiro Metrô / Crédito: Domínio Público

A Londres vitoriana, maior cidade do século 19, foi a primeira a criar meios subterrâneos. O primeiro metrô, de 1863, transportou 9,5 milhões de passageiros em seu primeiro ano de funcionamento, apesar da fumaça que produzia nos túneis (ainda funcionava a vapor!). O sistema elétrico foi implantado em Londres, em 1890.


+Saiba mais sobre ciência por meio das obras disponíveis na Amazon:

O Grande Livro de Ciências do Manual do Mundo, de Workman Publishing (2019) - https://amzn.to/37HLUvK

O livro da ciência, de Vários Autores (2016) - https://amzn.to/3eiQHpW

A História da Ciência Para Quem Tem Pressa, de Nicola Chalton e Meredith Mac Ardle (2017) - https://amzn.to/3ejGOrU

O que é Ciência afinal?, de Alan F. Chalmers (1993) - https://amzn.to/2zNHpTV

A gaia ciência, de Friedrich Nietzsche (2012) - https://amzn.to/3eoM6Ti

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7