Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

'Vicente, o dinossauro de um só dente': a emocionante obra escrita por uma mãe de criança atípica

O livro infantil foi escrito por Raquel Dias para explicar doença rara de seu filho

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 04/08/2021, às 11h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Luca Toni (à esq.) e capa da obra ‘Vicente, o dinossauro de um só dente’ (à dir.) - Divulgação / Arquivo pessoal / Editora Matrescência
Luca Toni (à esq.) e capa da obra ‘Vicente, o dinossauro de um só dente’ (à dir.) - Divulgação / Arquivo pessoal / Editora Matrescência

Lançado em 2020 pela Editora Matrescência, o livro infantil ‘Vicente, o dinossauro de um só dente’ foi escrito por Raquel Dias, mãe de um garoto portador de uma doença rara. 

Em entrevista ao portal NSC Total, a autora disse que escreveu a obra com o intuito de explicar ao filho a doença rara que ele enfrenta. Além disso, o livro busca  apresentar temáticas importantes sobre inclusão e diversidade.

No decorrer da obra, pais e leitores mirins irão se deparar com inúmeras mensagens positivas, que incluem autoestima, autoconfiança, respeito e diversidade. Na obra há, ainda, espaço para as pessoas encontrarem força e coragem.

Imagem de Luca Toni / Crédito: Divulgação / Arquivo pessoal

No dia em que meu filho nasceu, ainda na sala de parto, eu percebi que ele seria diferente. Aquele bebê de pele clarinha, cabelinhos claros e ralos, pele lisa e sem pêlos e com orelhinhas proeminentes chegou para acabar com todas as certezas que eu tinha como mãe. Meu filho, Luca Toni, nasceu com uma condição genética rara chamada Displasia Ectodérmica Hipohidrótica Ligada ao X, que afeta o desenvolvimento da pele, glândulas de suor e de gordura, cabelos e dentes. Logo após o nascimento dele, não foi fácil lidar com a insegurança e as incertezas do futuro. Minha mente me fazia enxergar apenas os piores cenários à frente: hospitalizações, experiências traumáticas, bullying na escola. Eu precisei me reconstruir como pessoa para aceitar e compreender a raridade do meu filho e foi através da escrita que encontrei meu propósito e meu jeito único de maternar”, revelou Raquel Dias ao portal NSC Total. 

Segundo a mãe do garoto, o primeiro dente dele nasceu quando ele tinha aproximadamente 2 anos. Na época, a criança era apaixonada por dinossauros, fato que a inspirou a escrever uma obra para ele. 

Eu escrevi a história deste pequeno dinossauro como uma forma de contar para o meu filho sobre sua própria condição, mais especificamente sobre o fato de que ele não teria dentes iguais aos das outras crianças, já que a alteração no número e no formato dos dentes é uma das características mais marcantes de sua condição genética. Essa característica, que poderia ter sido encarada como uma limitação, se transformou em algo especial. A história de Vicente, contada tantas e tantas vezes na hora de dormir, contribuiu muito para o fortalecimento da autoestima e para a construção da autoimagem positiva do meu filho, que em momento algum se sente diminuído por sua raridade; pelo contrário, ele a transforma em algo maior, algo do tamanho de um dinossauro”, disse ela ao portal NSC Total. 

Rafaela Carvalho, escritora e proprietária da Editora Matrescência, conheceu a autora através do Instagram. Emocionada com o conteúdo do livro infantil, ela decidiu publicar  ‘Vicente, o dinossauro de um só dente’ com o selo da sua editora.

Luca Toni (à esq.) e Raquel Dias (à dir.) / Crédito: Divulgação / Arquivo pessoal 

O livro foi publicado em outubro de 2020, cerca de oito anos após Raquel Dias ter escrito a história para a criança. A família, atualmente, vive no Canadá. Luca, por sua vez, ganhou o segundo dentinho aos cinco anos de idade e constantemente é acompanhado por especialistas. 

Por meio de uma linguagem simples e envolvente, a autora mostra como a sua experiência em ser mãe de uma criança atípica mudou sua vida, ao mesmo tempo que a fez ver o mundo de uma forma mais gentil e inclusiva. 

Com a memorável ilustração de Clara Reschke, a obra encontra-se disponível na Amazon em formato de capa comum.  


+Saiba mais sobre o tema por meio da Amazon: 

Vicente, o dinossauro de um só dente, de Raquel Dias (2020) - https://amzn.to/3CdNzbh

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W