Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Os 140 anos de Coco Chanel em fatos curiosos

Para criar a casa de moda pela qual é conhecida até os dias de hoje, Gabrielle passou por momentos marcantes e indispensáveis em sua trajetória

Isabela Barreiros, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 09/06/2021, às 09h24 - Atualizado em 18/08/2023, às 11h23

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A estilista Coco Chanel - Wikimedia Commons
A estilista Coco Chanel - Wikimedia Commons

Coco Chanel, uma das maiores estilistas de todos os tempos, faleceu aos 87 anos, em 10 de janeiro de 1971. No dia 5 de maio de 1921, a marca homônima lançava sua maior obra: o perfume Chanel N° 5. Neste sábado, 19, o mundo relembra os 140 anos da mulher que se tornou um dos maiores nomes da história da moda. 

Com a data, fizemos uma lista que apresenta a vida de Coco Chanel em 5 fatos curiosos. 

1. Infância e adolescência humildes

Com o crescimento da casa de moda Chanel, Coco se tornou uma mulher muito rica. Mas isso aconteceu apenas em sua vida adulta. Ela nasceu em uma família humilde, filha de uma lavadeira e um vendedor ambulante de roupas. 

Quando a mãe, Eugénie Jeanne Devolle, faleceu, a garota tinha apenas 12 anos de idade. Devido a sua rotina instável e problemas financeiros, o pai de Coco decidiu colocá-la junto com a irmã em um orfanato administrado por freiras. Ela ficou na instituição até os 18 anos.


2. Apelido e número da sorte

Nada acontecia à toa na vida de Gabrielle Chanel, seu nome verdadeiro. E existem alguns exemplos disso: primeiro, o orfanato em que ela viveu por anos serviu como um aprendizado imprescindível, afinal, foi lá onde a jovem aprendeu a costurar.

Outra questão é o apelido recebido por ela. Depois de deixar a instituição, a futura estilista mudou-se para uma região francesa onde passou a trabalhar em um cabaré. Ao cantar a música “Qui qu’a vu Coco” em suas apresentações, passou a ser conhecida como ‘Coco’, que significa ‘querida’.

O número cinco acompanhou a vida de Gabrielle de uma forma tão notável que fez com que ela o transformasse em seu número da sorte. Ele, inclusive, dá nome ao perfume que continua com uma enorme influência nos dias de hoje.


3. Início da carreira

A carreira de estilista de Coco começou quando ela passou a desenhar chapéus, que vendia em um apartamento emprestado da nobre Etienne Balsan, a qual conheceu durante seu trabalho no cabaré.

Mas, como já sabemos, Gabrielle não ficou apenas nos chapéus, e seus impactos foram ainda mais notáveis no mundo das roupas. Foi em 1913 que ela abriu a primeira loja na cidade de Paris, contando principalmente com a ajuda de pessoas que admiravam seu trabalho.


4. Influência além das roupas

A vida de Coco foi marcada por sua influência que cresceu de maneira que ela, provavelmente, nunca nem imaginou. Embora a casa de moda tenha ficado conhecida por suas roupas, a estilista foi muito além disso.

A Chanel vende, até hoje, joias, bolsas, perfumes e maquiagem. Mas Gabrielle também marcou a moda com seu corte de cabelo curto. Quando a estilista mostrou ao mundo seu novo cabelo, inúmeras mulheres se permitiram cortá-lo também.