Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Oriente Médio

A vida no Afeganistão antes do Talibã em 10 imagens impressionantes

Antes dos anos infindáveis de guerra, o país tinha uma realidade muito diferente do que vemos nos dias de hoje

Isabela Barreiros Publicado em 04/03/2020, às 16h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Mulheres afegãs indo à escola - Bill Podlich
Mulheres afegãs indo à escola - Bill Podlich

Os anos de guerra modificaram cruelmente tanto o cenário quando o dia a dia da população do Afeganistão. De 1979 a 1989, o país travou um conflito brutal com União Soviética, que havia invadido a região, em envolvimento militar direto. As guerras civis que aconteceram posteriormente àquele período também causaram muitos danos ao Afeganistão.

No entanto, o episódio que aconteceu em 11 de setembro de 2001 iniciou uma guerra que dura até os dias de hoje. Denominado de Segunda Guerra do Afeganistão, o embate entre o país e os Estados Unidos, influenciado pelo ataque as Torre Gêmeas, é marcado por destruição e milhares de mortos. Principalmente com o intuito de acabar com o regime estabelecido pelo Talibã, que durou entre 1996 e 2001.

O grupo é conhecido por recrutar homens-bombas, tal motivo que o levou a ser reconhecido como uma organização terrorista, pela Rússia, União Europeia, Estados Unidos, entre outros países.

Antes desses eventos, porém, o país mostrava uma realidade muito diferente do que se imagina para o território. Confira 10 imagens que retratam esse contexto histórico anterior às infindáveis guerras travadas na região.

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich

Crédito: Bill Podlich


+ Saiba mais sobre o Afeganistão por meio das obras a seguir:

O Afeganistão depois do Talibã: Onze histórias afegãs do 11 de Setembro e a década do terror, de Adriana Carranca (2011) - https://amzn.to/304oD3q

Eu sou Malala: A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã, de Malala Yousafzai (2013) - https://amzn.to/2QDLb85

Meninos de Zinco, Svetlana Aleksiévitch (2020) - https://amzn.to/32Sm1GV

Calor Afegão: operações SAS no Afeganistão (eBook), Steve Stone (2018) - https://amzn.to/2wqafrt

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.