Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Vídeo: Pianista João Carlos Martins passou por 24 operações para manter o sonho vivo

No 'Aventuras em 1 minuto' deste domingo (6), conheça a emocionante trajetória do pianista e maestro

Redação Publicado em 06/06/2021, às 09h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
João Carlos Martins - Ale Catan
João Carlos Martins - Ale Catan

Em 1948, o pequeno João Carlos Martins ganhou um presente especial de seu pai. Ele tinha 8 anos de idade quando foi agraciado com um piano. Era um começo de uma incrível trajetória, marcada por altos e baixos.

“Eu comecei a estudar e seis meses depois ganhei um concurso tocando obras de Bach. Daí pareceu que eu levava o jeito mesmo. Aos 13 anos comecei a carreira nacional e aos 18 anos comecei a internacional. Tinha que ser”, disse o pianista em entrevista exclusiva ao site Aventuras na História.

No entanto, os sonhos de Martins encontraram obstáculos. O momento que marcou sua estreia internacional veio acompanhado da distonia focal, que resultava em movimentos involuntários no artista.

“Para você ter uma noção”, o maestro explica, “foram 24 operações que eu tive que fazer na vida para manter meu sonho”. Como consequência, teve carreira interrompida duas vezes, entretanto, nunca desistiu.

Diante de uma história tão emocionante, a trajetória do pianista é tema do episódio de hoje do 'Aventuras em 1 minuto', que apresenta os principais fatos de sua carreira. 

Confira o vídeo abaixo.