Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Curiosidades / Personagem

Vídeo: A vida revolucionária de Rosa Luxemburgo

Responsável por importantes livros e ensaios, a trajetória de Luxemburgo completou 150 anos em 2021. Confira o episódio de hoje do 'Aventuras em 1 minuto'

Redação Publicado em 13/06/2021, às 10h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ilustração de Luxemburgo - Imagem de hafteh7 por Pixabay
Ilustração de Luxemburgo - Imagem de hafteh7 por Pixabay

Em 1871, nascia na Polônia um maiores nomes do pensamento marxista do século 20. Rosa Luxemburgo sempre esteve inserida em causas sociais. Marcada por um pensamento crítico único, foi aos 17 anos que passou a se envolver o movimento político operário da época. 

Seus pensamentos resultaram em importantes obras em ensaios, que sempre focavam no que chamamos de socialismo democrático. Sua influência, inclusive, colaborou com a criação do Partido Comunista Alemão.

Em meio ao caos político da época, acabou sendo assassinada a sangue frio em 1919. Contudo, sua trajetória continua sendo lembrada nos dias atuais, inclusive, 2021 marcam os 150 anos do nascimento da filósofa. 

Pensando nisso, o site Aventuras na História homenageia Luxemburgo no episódio de hoje da série 'Aventuras em 1 minuto'. 

Confira o vídeo abaixo!