Curiosidades » Paleontologia

Viveram há 80 milhões de anos: os intrigantes dentes de tubarões descobertos em Jerusalém

Segundo estudos divulgados pela revista Frontiers in Ecology and Evolution, os itens foram encontrados em uma casa que teria sido habitada no século 10 a.C.

Victória Gearini | @victoriagearini Publicado em 07/07/2021, às 09h27

Dente fossilizado de tubarão encontrado em Jerusalém
Dente fossilizado de tubarão encontrado em Jerusalém - Divulgação / Omri Lernau

No último domingo, 4, a Revista Galileu divulgou um estudo publicado na revista Frontiers in Ecology and Evolution. Conforme as pesquisas, 29 dentes fossilizados de tubarão foram encontrados dentro de uma casa na Cidade de Davi, em Jerusalém, que teria sido habitada no século 10 a.C.

Revelada durante a Conferência Goldschmidt — evento sobre geoquímica — a descoberta tem gerado diversos questionamentos entre a comunidade científica. Por outro lado, os pesquisadores já confirmaram que os dentes de tubarão chegaram em Jerusalém através de seres humanos. 

A misteriosa descoberta 

Os dentes fossilizados foram encontrados no porão de uma residência, que segundo os estudos, teria sido habitada no século 10 a.C. Junto dos misteriosos dentes de tubarão, os pesquisadores encontraram, ainda, ossos de peixe e fragmentos de cerâmica.

Durante a Conferência Goldschmidt, o paleontólogo e geoquímico da Universidade de Mainz (Alemanha), Thomas Tuetken, explicou que outras descobertas foram feitas a partir de estudos realizados nos dentes fossilizados.

“De início, a gente acreditava que os dentes de tubarão eram restos de comida jogados fora há cerca de 3 mil anos. Mas quando nós disponibilizamos o paper para publicação, um dos revisores apontou que um dos dentes só poderia vir de um tubarão do Cretáceo Superior, que foi extinto há pelo menos 66 milhões de anos”, alegou o especialista, conforme divulgou a Revista Galileu.

Possíveis itens colecionáveis 

De acordo com o artigo, os especialistas acreditam que os dentes fossilizados possam ter sido utilizados por seres humanos, como objetos colecionáveis durante a Idade do Ferro.

A partir de análises químicas, os cientistas identificaram que os ossos pertenceram a um tubarão que viveu cerca de 80 milhões de anos atrás e que, por algum motivo, chegaram até as mãos humanas. 

“Trabalhamos com a hipótese de que os dentes eram guardados por colecionadores, mas nós não temos nada que confirme isso. Não há marcas de uso que possam sugerir que eles eram utilizados como ferramentas e nenhum furo que indique que eles eram usados como joias. Nós sabemos que o mercado de dentes de tubarão existe até hoje, então pode ser que houve uma tendência de coleção desses itens durante a Idade do Ferro”, explicou Tuetken.

Outras descobertas intrigantes 

Junto dos dentes de tubarão, os pesquisadores encontraram ossos de peixe e fragmentos de cerâmica. Além disso, os cientistas encontraram outros itens parecidos em localidades próximas de Jerusalém.

“Esses fósseis não estavam em sua localização original, eles foram transportados. Eles provavelmente eram valiosos para alguém; nós apenas não sabemos o motivo nem por que itens similares foram encontrados em mais de um lugar em Israel”, disse Tuetken durante a conferência, segundo a Revista Galileu.


+Saiba mais sobre o reino animal por meio de grandes obras disponíveis na Amazon:

Ocean: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2015) - https://amzn.to/31L941I

Animals: A Visual Encyclopedia, de DK Publishing (2012) - https://amzn.to/33TNk6r

Life Lessons from the Heart of Horses: How Horses Teach Us About Relationships and Healing, de Kathy Pike (2021) - https://amzn.to/31JdYMA

Animal Kingdom: A Collection of Portraits, de Randal Ford (2018) - https://amzn.to/33QdKWN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W