Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Vitrine / Música

De Bob Dylan a Freddie Mercury: 15 biografias de músicos que marcaram a História

Conheça a história de grandes nomes da música nacional e internacional

Rafaela Bertolini, sob a supervisão de Victória Gearini Publicado em 07/02/2024, às 15h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Boby Dylan e Joan Baez na década de 1960 - Imagem de WikiImages por Pixabay
Boby Dylan e Joan Baez na década de 1960 - Imagem de WikiImages por Pixabay

A música já presenciou grandes artistas subindo aos palcos, colocando a voz para jogo e mudando o mundo através de suas melodias. Por isso, a Aventuras na História selecionou 15 livros de artistas musicais icônicos para você adquirir.

Confira a nossa lista e saiba mais sobre o seu artista favorito:

1. Bob Dylan - Crônicas: 2ª edição, de Bob Dylan (2016) - https://amzn.to/3k5Y48l

Nestas extraordinárias recordações que abordam os estágios iniciais de sua trajetória, Bob Dylan nos conduz por uma Nova York dos anos 1960, uma cidade repleta de encantamento e oportunidades que ele encontrou enquanto buscava o sucesso. Essas memórias nos transportam para festas noturnas envoltas em fumaça, experiências literárias reveladoras, romances efêmeros e relacionamentos verdadeiros de amizade que ele formou nessa época.

Crédito: Reprodução / Editora Planeta
Crédito: Divulgação / Editora Planeta

2. Se não eu, quem vai fazer você feliz?: Minha história de amor com Chorão , de Graziela Gonçalves (2018) - https://amzn.to/2Uw2Sef

Um dos mais proeminentes símbolos do rock brasileiro, Alexandre Magno Abrão, conhecido como Chorão, ganhou reconhecimento em todo o Brasil principalmente devido à sua dedicação na criação e interpretação de músicas. Essa mesma paixão e fervor caracterizaram a história de amor excepcional compartilhada com Graziela Gonçalves, que narra em suas próprias palavras neste livro como o relacionamento que durou quase duas décadas transformou suas vidas de maneira permanente.

Crédito: Reprodução / Editora Paralela
Crédito: Divulgação / Editora Paralela

3. Belchior - Apenas um rapaz latino-americano, de Jotabê Medeiros (2017) - https://amzn.to/3kd4Rx7

Às vezes enigmático e sempre refinado, Belchior sempre será uma das maiores figuras da MPB. Dez anos antes de sua morte, em abril de 2017, Belchior desapareceu misteriosamente, e foi a partir desse sumiço do artista que o jornalista Jotabê Medeiros iniciou sua pesquisa para contar a história da voz por trás de “Como nossos pais”. Dezenas de entrevistas com familiares, amigos, produtores de seus discos e parceiros musicais formaram, juntas, formam um verdadeiro dossiê sobre o rapaz latino-americano mais querido da música nacional.

Crédito: Reprodução / Todavia
Crédito: Divulgação / Todavia

4. Roberto Carlos: Por isso essa voz tamanha, de Jotabê Medeiros (2021) - https://amzn.to/3ui1ZYS

Há uma escassez notável de recursos acessíveis que conseguem mapear a trajetória desse artista singular, sem exageros de idolatria ou sensacionalismo, que possam ser consultados não apenas por seus inúmeros admiradores, mas também por qualquer pessoa interessada na cultura brasileira. Lançada no momento em que Roberto Carlos celebra seu octogésimo aniversário, esta biografia escrita por Jotabê Medeiros alcança exatamente esse objetivo.

Crédito: Reprodução / Todavia
Crédito: Divulgação / Todavia

5. Guns N' Roses – O último dos gigantes, de Mick Wall (eBook) - https://amzn.to/3CYB1Vw

Além de realizar uma retrospectiva da trajetória da banda, sob a perspectiva de alguém que acompanhou de perto todas as fases do sucesso, desde os dias nas ruas dos subúrbios de Los Angeles até os anos dourados no início da década de 1990, Mick Wall proporciona aos fãs informações exclusivas dos bastidores a respeito da recente reunião do grupo após um período sombrio de duas décadas. Durante esses anos, mais do que apenas flertar com a decadência, Axl, Slash, Duff e Izzy mergulharam de cabeça nela.

Crédito: Reprodução / Globo Livros
Crédito: Divulgação / Globo Livros

6. Lemmy - A biografia definitiva, de Mick Wall (2017) - https://amzn.to/49rElbi

Com uma sinceridade brutal, um senso de humor doloroso, uma melancolia profunda e uma narrativa impecável, "Lemmy: a biografia definitiva" é o relato da vida do único ícone do rock que nunca comprometeu sua integridade por dinheiro ou fama, mesmo mantendo o "diabo", como ele próprio descreveu, sempre por perto.

Crédito: Reprodução / Globo Livros
Crédito: Divulgação / Globo Livros

7. Rita Lee: Uma autobiografia, de Rita Lee (2016) - https://amzn.to/3AQFKqm

“[...] ao ler o livro, várias vezes temos a sensação de estar diante de uma bio não autorizada, tamanha a honestidade nas histórias.” Essa é a definição que o jornalista Guilherme Samora, estudioso do legado cultural de Rita Lee, dá para a autobiografia da rainha do rock nacional. Totalmente planejado pela artista, “Rita Lee: Uma autobiografia” é o retrato mais pessoal dela que você vai encontrar.

Crédito: Reprodução / Globo Livros
Crédito: Divulgação / Globo Livros

8. Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross (2015) - https://amzn.to/2WaWgTf

"Mais Pesado que o Céu" é um retrato da vida extraordinária de Kurt Cobain, o lendário frontman do Nirvana, um grupo que sacudiu o cenário estagnado da música pop no início dos anos 90, quando lançaram o icônico álbum "Nevermind".

Crédito: Reprodução / Globo Livros
Crédito: Divulgação / Globo Livros

9. Freddie Mercury: A biografia definitiva, de Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/3D16MNJ

"Eu não almejo ser uma celebridade, busco ser uma lenda". "Freddie Mercury: A biografia definitiva" narra a trajetória do vocalista mais cativante, extravagante e carismático da história do rock.

Crédito: Reprodução / Best Seller
Crédito: Divulgação / Best Seller

10. Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música: A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock, de Holly George-Warren (2020) - https://amzn.to/3HPYY6k

Através de uma abordagem radiante e próxima, esta biografia estabelece a "Rainha do Rock & Roll" como uma inovadora na música, uma verdadeira desafiadora de normas. Ela se destaca como uma mulher rebelde, dotada de uma personalidade inteligente e multifacetada, que desafiou todas as normas de gênero de sua época, abrindo novos horizontes para as mulheres expressarem suas angústias e indignações no cenário artístico.

Crédito: Reprodução / Seoman
Crédito: Divulgação / Seoman

11. Iron Man: Minha jornada pelo céu e pelo inferno com o Black Sabbath , de Tommy Iommi (2021) - https://amzn.to/3z6wpui

Esta é a narrativa completa da vida do pioneiro do heavy metal. Através do Black Sabbath, ele estabeleceu os alicerces de onde toda a música pesada se desenvolveu. Como Eddie Van Halen afirmou: "Ele é o originador do peso. Ele pegou o rock 'n' roll e o moldou no heavy metal". Com capítulos concisos e envolventes, esta autobiografia, agora com uma tradução atualizada, aborda todas as etapas da jornada do artista.

Crédito: Reprodução / Belas-Letras
Crédito: Divulgação / Belas-Letras

12. Só garotos, de Patti Smith (2010) - https://amzn.to/461jhGT

"Só Garotos" é uma autobiografia envolvente e fora do comum. Situada contra o pano de fundo do romance entre Patti e Mapplethorpe, a obra também é uma representação apaixonada, poética e reveladora da contracultura americana dos anos 1970, apresentada por uma de suas principais representantes ainda em atividade.

Crédito: Reprodução / Companhia das Letras
Crédito: Divulgação / Companhia das Letras

13. Elza, de Zeca Camargo (2018) - https://amzn.to/3r1SbQY

"Elza" é a tão esperada biografia completa e oficial de uma das mais notáveis cantoras de todos os tempos e um ícone cultural no Brasil. Zeca Camargo traça a jornada de Elza Soares, desde sua infância humilde até o estrelato, destacando sua consagração em discos que deixaram uma marca indelével na música brasileira. Isso inclui os aclamados e premiados álbuns "A mulher do fim do mundo" e "Deus é mulher".

Crédito: Reproduçao/ LeYa
Crédito: Divulgação / LeYa

14. Madonna 60 anos, de Lucy Brien (2018) - https://amzn.to/3801Mum

Carismática e influente, Madonna é oficialmente reconhecida como a artista de maior sucesso em todos os tempos, e com justificativa. Por ocasião de seu sexagésimo aniversário, Lucy O'Brien nos presenteia com a biografia mais abrangente da ícone do pop, expondo os bastidores de suas conquistas, os aspectos de sua vida pessoal e desvendando a realidade por trás das polêmicas que frequentemente a envolvem.

Crédito: Reproduçao/ Agir
Crédito: Divulgação / Agir

15. Minha Amy: A vida que partilhamos, de Tyler James (2021) - https://amzn.to/487WeKT

Desde os primeiros dias da carreira da cantora de jazz em Londres, Tyler James e Amy Winehouse desenvolveram uma amizade sólida que os acompanhou ao longo da ascensão meteórica dela aos grandes palcos globais. A biografia "Minha Amy" não apenas presta homenagem ao brilhante talento de Amy Winehouse, mas também lança luz sobre os desafios e tragédias que marcaram a vida da artista. Sob a autoria de Tyler James, a obra proporciona um relato autêntico e tocante, destacando os impactos avassaladores da indústria musical, abuso de substâncias, distúrbios alimentares e automutilação na trajetória pessoal e profissional de uma das maiores estrelas do século XXI.

Créditos: Reprodução/Amazon
Créditos: Reprodução/Amazon

+Adquira as obras listadas por meio da Amazon:

Bob Dylan - Crônicas: 2ª edição, de Bob Dylan (2016) - https://amzn.to/3k5Y48l

Se não eu, quem vai fazer você feliz?: Minha história de amor com Chorão, de Graziela Gonçalves (2018) - https://amzn.to/2Uw2Sef

Belchior - Apenas um rapaz latino-americano, de Jotabê Medeiros (2017) - https://amzn.to/3kd4Rx7

Roberto Carlos: Por isso essa voz tamanha, de Jotabê Medeiros (2021) - https://amzn.to/2W5NNR6

Guns N' Roses – O último dos gigantes, de Mick Wall (2017) - https://amzn.to/3CYB1Vw

Lemmy - A biografia definitiva, de Mick Wall (2017) - https://amzn.to/3AUrr4b

Rita Lee: Uma autobiografia, de Rita Lee (2016) - https://amzn.to/3AQFKqm

Mais pesado que o céu: Uma biografia de Kurt Cobain, de Charles R. Cross (2015) - https://amzn.to/2WaWgTf

Freddie Mercury: A biografia definitiva, de Lesley-Ann Jones (2013) - https://amzn.to/3D16MNJ

Janis Joplin – Sua Vida, Sua Música: A Biografia Definitiva da Mulher mais Influente da História do Rock, de Holly George-Warren (2020) - https://amzn.to/3HPYY6k

Iron Man: Minha jornada pelo céu e pelo inferno com o Black Sabbath , de Tommy Iommi (2021) - https://amzn.to/3z6wpui

Só garotos, de Patti Smith (2010) - https://amzn.to/461jhGT

Elza, de Zeca Camargo (2018) - https://amzn.to/3r1SbQY

Madonna 60 anos, de Lucy Brien (2018) - https://amzn.to/3801Mum

Minha Amy: A vida que partilhamos, de Tyler James (2021) - https://amzn.to/487WeKT

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/2yiDA7W