Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Civilizações / Escravidão

Eslavo: A insólita origem da palavra escravo

O termo associado à tragédia dos africanos tem sua origem muito longe do continente, entre os ancestrais dos poloneses, sérvios e ucranianos

Maria Carolina Cristianini Publicado em 26/01/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Negociação com os antigos eslavos - Wikimedia Commons
Negociação com os antigos eslavos - Wikimedia Commons

Na época dos césares, ninguém tinha escravos. A palavra que eles usavam era Servus, o que deu origem a servo. Os servos, classe herdeira dos subjugados no fim do Império Romano, tornaram-se semilivres na Idade Média, e por isso foi preciso um novo termo para se falar em escravidão no sentido antigo: escravo. Que vem do latim slavus ou sclavus e do grego bizantino sklábos.

Mas o que significa eslavo? Os povos do Leste Europeu, dos quais descendem os poloneses, russos, tchecos e vários outros. E que foram escravizados em massa na Alta Idade Média.

O termo eslavo surge entre os séculos 9 e 10, na Europa, por conta das derrotas desses povos em guerras contra os germânicos, que culminaram em sua escravização. Um exemplo está nos ataques à zona balcânica sob as ordens de Otto I, rei germânico coroado imperador romano em 962. Milhares de derrotados, em sua maioria eslavos, se tornaram prisioneiros e foram vendidos.

Com eslavo virando sinônimo de escravo, o velho termo Servuse seus derivados passaram a significar outra classe social, num degrau acima daquele dos escravos.


+Saiba mais sobre escravidão no Brasil através das obras abaixo

Escravidão, de Laurentino Gomes (2019) - https://amzn.to/37n5OLI

Escravidão e cidadania no Brasil monárquico, de Hebe Maria Mattos (1999) - https://amzn.to/2rcVZPV

Liberdade por um fio, de Vários autores (1996) - https://amzn.to/2O0tmyA

Na Senzala, uma Flor, de Robert W. Slenes (2012) - https://amzn.to/333xXV0

A escravidão no Brasil, Jaime Pinsky (1988) - https://amzn.to/344nNEN

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, assinantes Amazon Prime recebem os produtos com mais rapidez e frete grátis, e a revista Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.