Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Ataque de hackers prejudica emissão de auxílio financeiro para trabalhadores na Itália

Em meio à pandemia de coronavírus, invasores virtuais atacaram site da previdência italiana

Penélope Coelho Publicado em 03/04/2020, às 11h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma pessoa mexendo no computador usando máscara - Unsplash
Imagem ilustrativa de uma pessoa mexendo no computador usando máscara - Unsplash

Na última quarta-feira, 1, a Itália abriu o cadastro para trabalhadores autônomos receberem o vale de 600 euros — R$ 3,4 mil na conversão atual — oferecido pelo governo, devido aos problemas econômicos que aconteceram em decorrência da pandemia de coronavírus.

Os hackers aproveitaram a oportunidade para efetuarem roubos online. O site do instituto de previdência da Itália, o INPS, ficou sobrecarregado nos primeiros dias, e após as tentativas de assalto virtual, o site saiu do ar por um tempo.

Em um único dia, o site recebeu 440 mil pedidos de pagamento do auxílio para autônomos, de acordo com as autoridades italianas, os hackers não conseguiram roubar nada, mas, criaram uma grande confusão, prejudicando o acesso dos trabalhadores.

Em Roma, a procuradoria da república, abriu um inquérito para investigar a invasão. Além do site, os criminosos também tentaram invadir o servidor do hospital Sapallanzani, onde funciona o Instituto nacional de Doenças Infecciosas.

Gabriella Di Michele, diretora do INPS, informou que o instituto denunciou o ato criminoso: "Antes do ataque dos hackers já havíamos recebido 350 mil pedidos de pagamento. As autoridade competentes estão investigando, nos últimos dias sofremos uma série de ataques”. Conta.

Coronavírus na Itália

Segundo o Ministério da Saúde, o número de pessoas infectadas na Itália é de 115.242. O país teve 13.915 vítimas fatais por coronavírus, 760 dessas mortes aconteceram nas últimas 24 horas.

Nesta sexta-feira, 3, o chefe da Defesa Civil italiana, Angelo Borrelli, disse que o confinamento obrigatório - que começou no início de março, será prorrogado até o dia 2 de maio.