Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Centro de Controle de Doenças dos EUA aponta que Covid pode se espalhar pelo ar

Atualmente, se tem certeza que o coronavírus é transmitido pelo contato com gotículas respiratórias de um indivíduo infectado

Caio Tortamano Publicado em 21/09/2020, às 15h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de uma mulher de máscara - Pixabay
Imagem ilustrativa de uma mulher de máscara - Pixabay

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos levantou a possibilidade do novo coronavírus, transmissor da Covid-19, se espalhar pelo ar através de partículas da doença. A Organização Mundial da Saúde (OMS) respondeu a declaração afirmando ainda aguardar “evidências emergentes” de que transmissões aéreas são, de fato, corriqueiras.

Vírus transmitidos por ar são os mais contagiosos. O Centro alertou ser necessário tomar cuidado com locais que tem baixa ventilação diante do risco de aumentar a propagação. As moléculas do corona, de acordo com pesquisas dos americanos, podem permanecer suspensas e viajar a aproximadamente 2 metros de distância.

Atualmente, as informações referentes a doença dizem respeito ao fato dela ser transmitida por meio de gotículas respiratórias, expelidas quando o indivíduo contaminado tosse, fala ou espirra, por exemplo. O portal UOL afirma que o site do Centro de Controle e Prevenção de Doenças agora orienta os americanos a usarem purificadores de ar para reduzir germes.

Com mais de 960 mil mortes em todo o mundo, o coronavírus resultou em mais de 31 milhões de casos no planeta. O Brasil, atualmente segundo maior foco da doença, atrás apenas dos Estados Unidos, conta com 4 milhões e meio de casos, além de 136 mil mortes.