Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Coronavírus: cientistas produzem com precisão modelo em 3D do vírus. Confira o vídeo

As imagens foram criadas com base em pesquisas recentes sobre a composição da Covid-19

Penélope Coelho Publicado em 15/05/2020, às 10h16

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Modelo 3D do Sars-Cov-2 - Divulgação
Modelo 3D do Sars-Cov-2 - Divulgação

Uma empresa russa especializada em visualização biomédica criou um impressionante modelo 3D de representação do novo coronavírus. O estúdio especializado em animações, Visual Science, afirmou ter usado a mesma técnica utilizada em pesquisas básicas para o desenvolvimento de novas drogas (remédios).

Os estudos foram baseados em pesquisas recentes sobre o vírus Sars-Cov-2, e acredita-se que esse seja o modelo mais preciso para representar a nova doença.

Essa mesma empresa já havia criado anteriormente modelos de outros vírus conhecidos, como: o HIV, H1N1, Ebola e Zika. O projeto acontece sem fins lucrativos, e tem o objetivo de abrir caminho para cientistas em todo o mundo, em busca de uma cura. 

O modelo

No perfil realizado em 3D, foram utilizadas cores brilhantes representando o genoma do vírus e os tons de cinza correspondem às estruturas retiradas pelo vírus da célula hospedeira, enfatizando o parasitismo do novo coronavírus.

A partir desse modelo é possível entender que o vírus da Covid-19 é microscópio e corresponde a largura de 1/100 de um fio de cabelo humano. No vídeo realizado pela Visual Science, as imagens acompanhadas de legendas em inglês — mostram o funcionamento do vírus nas células de um corpo humano infectado. Confira: