Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Coronavírus: Como cidade espanhola conseguiu escapar da pandemia

Zahara de la Sierra mantém medidas rigorosas para evitar a proliferação do vírus

Penélope Coelho Publicado em 30/04/2020, às 14h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Operação de limpeza de veículos, em Zahara de la Sierra, na Espanha - Divulgação
Operação de limpeza de veículos, em Zahara de la Sierra, na Espanha - Divulgação

Um pequeno município de 1,4 mil habitantes, localizado ao sul da Espanha conseguiu bloquear a entrada do novo coronavírus. Até hoje a cidade não registou nenhum caso de contágio, ou morte por covid-19.

Isso aconteceu devido algumas medidas da prefeitura. O município fechou cinco, das seis entradas da cidade. Desde o dia 14 de março, as autoridades locais se preveniram através do alerta geral do Estado. Segundo a prefeitura, o segredo foi ter agido antecipadamente e com muito rigor, contando com o auxílio de toda a população da cidade.

Medidas de proteção

O prefeito de Zahara de la Sierra, Santiago Galván, disse para a BBC News Brasil que para evitar o contágio algumas medidas drásticas tiveram que ser tomadas. Por isso, voluntários e servidores municipais desinfetaram qualquer veículo que entrasse e saísse do município.

Além de fazer uma nova organização no trânsito, fechando algumas ruas e direcionando o fluxo de carros por meio de uma única avenida. Ruas, praças e calçadas também são limpas em dois dias durante a semana.

O estímulo da prefeitura para que sua população fique em casa, veio a partir de uma iniciativa público-privada, que organiza um sistema gratuito de compras e entregas a domicílio.

Coronavírus na Espanha

O município de Zahara foi uma exceção na Espanha. O país é o segundo no mundo em número de casos confirmados, atrás apenas dos Estados Unidos. Atualmente, a Espanha tem 213 mil infectados, mais de 24 mil mortes e 112 mil pacientes recuperados.