Coronavírus » Educação

Coronavírus: confira 5 dicas importantes para estudar em casa

Em meio á pandemia, não podemos deixar nossas obrigações de lado. Separamos algumas orientações para você não perder sua rotina de estudos em casa

Paola Churchill Publicado em 26/03/2020, às 18h04

Imagem ilustrativa de uma mulher trabalhando em casa
Imagem ilustrativa de uma mulher trabalhando em casa - Divulgação/Pexels/Khamkhor

Diante da epidemia de coronavírus ao redor do mundo, a maneira encontrada para que o contágio não seja pior ainda foi estabelecer o distanciamento social. Os lugares que adotaram a medida estão tentanto evitar um colapso de seus sistemas de saúde, além de reduzir as taxas de mortalidade.

Porém, para que isso fosse possível, instituições de ensino tiveram que fazer uma pausa em suas aulas. Segundo dados divulgados pela Unesco, aproximadamente 1 bilhão de alunos ficarão sem aulas durante semanas, e na pior das hipóteses, meses. Para que esses jovens e adultos não sejam afetados, diversos países, incluindo no Brasil, escolas e universidades estão transferindo suas aulas para a plataforma online.

Mas, como essa nova rotina pode ser difícil nos primeiros dias, separamos algumas dicas para facilitar na hora da aprendizagem.

1. Faça um "cantinho de estudos" na sua própria residência

Para seguir com os hábitos escolares que fazem parte da nossa rotina, é necessário estabelecer um lugar fixo. Essa técnica não só te ajudará a se concentrar, como também preparado para aprender.

Importante: o lugar só serve para ver aulas online e fazer as tarefas, sendo assim, evite usar a internet por lazer ou outras coisas.

Planejar as metas de estudo diariamente/ Pixabay

 

2. Elabore uma meta de tarefas diárias

Para manter uma nova rotina, é bom montar um cronograma de atividades. Isso ajuda muito na hora de fazer as lições: ao marcar as metas diárias, você acaba se sentindo motivado e vai se dedicar ainda mais. Portanto, faça um planejamento que seja condizente com o seu tempo e disposição — não existe nada pior do que ver uma lista de afazeres incompleta.

3. Fique longe de distrações

No seu lar, existem várias coisas muito mais divertidas para fazer do que estudar. Querendo ou não, sua residência é uma grande zona que pode te distrair a qualquer momento. No entanto, diferentes das salas de aula que tem um professor para tirar seu celular se você estiver disperso, na sua casa, você mesmo precisa se policiar. Por isso a primeira dica é essencial nesse momento. No seu cantinho de estudos, nada poderá te atrapalhar.

Crianças brincando em frente ao computador/Pixabay

 

4. Faça pausas 

 Você deve manter uma rotina de 40 minutos de concentração e 10 minutos de pausa. Essa ideia pode parecer estranha a princípio, mas essas folgas fazem com que seu cérebro fixe melhor as informações, ajudando a memorizar o conteúdo.

Mesa organizada para estudar/ Pixabay

 

5. Avise as pessoas que você está ocupado

É importante avisar as pessoas que moram com você que, durante determinado horário do dia, você precisará se concentrar. Vale pedir respeito durante a sua rotina e lembrar que o ideal é que não façam muito barulho. Explique que a colaboração de todos é necessária.

Com o planejamento, cuidado e a ajuda de todos, será possível manter sua rotina de estudos diante da crise atual e garantir conhecimento, mesmo que dentro de casa.


+Confira os melhores notebooks disponíveis na Amazon: 

1. Notebook Lenovo Ideapad S145 - https://amzn.to/2xVMdVM

2. Notebook Acer - https://amzn.to/2xil1jW

3. Dell i15-3584-A10B Inspiron 15 3000 - https://amzn.to/39cqhCV

4. Kit Notebook Acer Aspire 3 + Mochila Green - https://amzn.to/33G6Pgx

5. Notebook Vaio C14 - https://amzn.to/2QG7IQX

Vale lembrar que os preços e a quantidade disponível dos produtos condizem com os da data da publicação deste post. Além disso, a Aventuras na História pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação pelos links nesta página.

Aproveite Frete GRÁTIS, rápido e ilimitado com Amazon Prime: https://amzn.to/2w5nJJp 

Amazon Music Unlimited – Experimente 30 dias grátis: https://amzn.to/3b6Kk7du