Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Estados Unidos

Coronavírus: Jovem é vacinada nos EUA enquanto pai de 62 anos espera pelas doses no Brasil

Mesmo fazendo parte do grupo de risco da doença, o homem ainda não foi contemplado pelo plano de imunização de sua cidade

Pamela Malva Publicado em 07/04/2021, às 12h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fotografia da jovem Ariela Momesso com seu pai, Antônio Carlos - Divulgação/Arquivo Pessoal
Fotografia da jovem Ariela Momesso com seu pai, Antônio Carlos - Divulgação/Arquivo Pessoal

Depois que seu marido foi diagnosticado com o Coronavírus, a jovem Ariela Momesso, de 23 anos, que mora nos Estados Unidos, ficou feliz ao ser imunizada contra a doença. O problema é que ela ainda se preocupa com o pai, Antônio Carlos, que, mesmo estando no grupo de risco da pandemia, ainda não foi vacinado no Brasil, segundo o UOL.

"Fui vacinada no dia 27 de março e meu marido no dia seguinte. A vacinação está sendo rápida em nossa cidade”, narrou a brasileira dona de casa, que mora nos EUA desde 2017 e tem duas filhas pequenas. "Mas eu tenho uma grande preocupação, principalmente pelo meu pai, porque ele está entre o grupo de risco”, desabafou.

Acontece que Antônio Carlos, de 62 anos, é hipertenso e já sofreu com dois AVCs. Dessa forma, ele faz parte do grupo de risco do Coronavírus, mas ainda não sabe quando será vacinado — já que Sorocaba, onde mora, ainda está vacinando pessoas de 68 anos.

Até a última terça-feira, 06, o balanço de vacinação informou que 20.828.398 pessoas já receberam a primeira dose da vacina contra o Coronavírus em todo o Brasil. Nos Estados Unidos, contudo, mais de 165 milhões de doses do imunizante já foram aplicadas, segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Pensando em acelerar ainda mais o ritmo da campanha de vacinação, o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, adiantou as datas das imunizações. Nesse sentido, ele estima que todos os adultos do país devem receber ao menos a primeira dose do medicamento até o dia 19 de abril.

Sobre a Covid-19

De acordo com as últimas informações divulgadas pelos órgãos de saúde, atualmente, o Brasil registra 13,1 milhões de pessoas infectadas, e as mortes em decorrência da doença já chegam em 337 mil no país.  

Em 1º de dezembro de 2019, o primeiro paciente apresentava sintomas do novo coronavírus em Wuhan, epicentro da doença na China, apontou um estudo publicado na revista científica The Lancet em fevereiro deste ano.  

De lá pra cá, a doença já infectou 132 milhões de pessoas ao redor do mundo, totalizando mais de 2,87 milhões de mortes, sendo mais de 556 mil delas nos EUA.