Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Coronavírus

Coronavírus: Variação é confirmada em paciente paulista que não viajou para o Amazonas

Apesar de leve, o caso do morador da Zona Sul da capital preocupa por representar a grande disseminação da nova cepa

Giovanna Gomes, sob supervisão de Thiago Lincolins Publicado em 15/02/2021, às 10h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
O paciente infectado não esteve no Amazonas - Pixabay
O paciente infectado não esteve no Amazonas - Pixabay

No último sábado, 13, a prefeitura de São Paulo confirmou o primeiro caso de um paciente da capital que contraiu a variante do coronavírus de Manaus, a P.1, sem ter visitado a região. A variante pode reduzir capacidade do sistema imunológico de neutralizar a ação do vírus, conforme informou a OMS na terça-feira, 9.

Conforme declarou a prefeitura em nota, “o caso identificado apresentou sintomas leves de Síndrome Gripal, não necessitando de internação”. Segundo o analista de política da CNN, Iuri Pitta, trata-se de um morador do bairro do Ipiranga, na Zona Sul de São Paulo.

“Desde o final do mês de janeiro, quando surgiu a variante de Manaus em pacientes vindos de Manaus, a Prefeitura de São Paulo destinou de imediato o Hospital Municipal Dr. José Soares Hungria, em Pirituba, Zona Oeste da capital, para tratamento desta nova variante", disse o governo municipal.

Os especialistas da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, alertam que a presença da P.1 em território paulistano representa uma possibilidade maior de contágio e recomendam que pessoas que apresentem sintomas da doença busquem atendimento médico imediatamente.