Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Covid-19: Ômicron representa 97% dos casos no Brasil

As informações sobre a nova variante foram divulgadas em uma pesquisa recente; confira

Penélope Coelho Publicado em 21/01/2022, às 10h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem ilustrativa de teste de Covid-19 - Divulgação/Pixabay/Elchinator
Imagem ilustrativa de teste de Covid-19 - Divulgação/Pixabay/Elchinator

Um novo estudo realizado de maneira conjunta entre as redes Vírus e Corona-ômica BR, vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), divulgou dados sobre a nova variante da Covid-19, ômicron, no Brasil.

Segundo a pesquisa, até agora a cepa já é responsável por 97% dos casos de novo coronavírus em solo brasileiro, levando em conta as identificações realizadas até a primeira semana de janeiro.

De acordo com informações publicadas na última quinta-feira, 20, pela CNN, a ômicron já alcança um percentual superior a 90% em pelo menos 13 estados do país, incluindo os mais populosos: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Segundo revelado na reportagem, a identificação da cepa é possível após a realização do teste RT-PCR, graças a um kit de diagnóstico que consegue detectar as mutações, na proteína spike.

Em nota, os envolvidos no estudo falaram sobre os resultados da pesquisa:

“Estes resultados demonstram a direta contribuição da variante Ômicron no aumento de casos de Covid-19 no Brasil e sua consequente maior transmissibilidade que as demais variantes de SARS-Cov-2 identificadas em território nacional”.