Coronavírus » Pandemia

Deputado afirma que ‘máscaras estão adoecendo as pessoas’

Daniel Silveira usou sua rede social para fazer a afirmação, que por sua vez, não tem embasamento científico

Redação Publicado em 21/09/2020, às 10h55

Imagem ilustrativa de máscara
Imagem ilustrativa de máscara - Pexels

Através de sua conta no Twitter, o deputado federal Daniel Silveira — do PSL do Rio de Janeiro — escreveu que "as máscaras estão adoecendo pessoas" e ainda complementou dizendo que só faz o uso do acessório “em locais que idiotas enchem o saco”. As informações são do portal de notícias UOL.

"As máscaras estão adoecendo pessoas. Coloco somente em locais que idiotas enchem o saco e deixo o nariz descoberto. Existe a lei, mas se a sociedade não obedecer, ela cairá em desuso. Se o parlamento insiste em manter, o povo, dono da democracia, deve fazer valer sua voz", escreveu o deputado na noite do último domingo, 20. 

 

Por sua vez, as afirmações do político em relação ao acessório recomendado durante a pandemia do novo coronavírus, não são baseadas em evidências científicas e contrariam o que vem sendo dito por especialistas.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, as máscaras são recomendadas para auxiliar no impedimento da propagação do vírus. Segundo uma pesquisa realizada na Alemanha, através do uso de máscara pela população, a taxa de crescimento de infecções reduz em 40 %. Além disso, não há evidências que relacionem o uso do acessório e o surgimento de doenças.