Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Dois gorilas de zoológico em San Diego, Califórnia, testam positivo para Covid-19

Ainda não se sabe se os primatas foram contaminados por outros animais ou se a transmissão ocorreu a partir do contato com humanos

Fabio Previdelli Publicado em 12/01/2021, às 10h07

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Um dos gorilas infectados com a Covid-19 - Divulgação/ Twitter/ San Diego Zoo Safari Park
Um dos gorilas infectados com a Covid-19 - Divulgação/ Twitter/ San Diego Zoo Safari Park

Segundo informou ontem, 11, o governador da Califórnia, Gavin Newson, dois gorilas do zoológico de San Diego testaram positivo para o novo coronavírus após apresentarem sintomas da doença. Newson diz acreditar que esse seja o primeiro caso conhecido da transmissão da Covid-19 aos primatas. As informações são da Reuters e foram repercutidas pelo UOL

Em pronunciamento sobre os desdobramentos da pandemia no Estado, o governador disse que, no momento, há uma investigação para descobrir qual foi a fonte de contaminação do animal. O intuito é saber se os gorilas foram contaminados por uma transmissão entre animais ou a partir do contato com humanos.  

Em nota oficial divulgada pelo Zoo Safari Park, a entidade diz que os animais podem ter se infectado de um “membro da equipe que estava assintomático”. Porém, apesar dos casos, eles garantem que respeitaram todas as precauções recomendadas pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). 

A constatação aconteceu após os dois primatas mostrarem sintomas da doença, quando, na quarta-feira passada, 6, começaram a tossir. Assim, foi feita uma análise nas amostras fecais dos gorilas, o resultado preliminar encontrou a presença do vírus “no bando de gorilas”, informou a nota.  

O resultado foi confirmado na tarde de ontem pelo Departamento de Agricultura dos EUA. “Os resultados dos testes confirmam a presença do SARS-CoV-2 em alguns dos gorilas e não descarta a presença do vírus em outros membros do bando", diz o comunicado. 

 "Apesar de um pouco de congestão e tosse, os gorilas estão indo bem", informou a diretora-executiva do San Diego Zoo Safari Park, Lisa Peterson, na nota. "O bando continua junto em quarentena, comendo e bebendo. Estamos esperançosos para uma recuperação total".