Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Gata com poucos meses de vida se torna o primeiro animal infectado com o novo coronavírus no Brasil

O felino em questão vive em Cuiabá, no Mato Grosso e, atualmente, seu caso está sendo investigado por especialistas

Redação Publicado em 20/10/2020, às 10h48 - Atualizado às 15h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem do animal infectado - Divulgação/Twitter
Imagem do animal infectado - Divulgação/Twitter

Na última segunda-feira, 19, a Secretaria de Saúde de Cuiabá, capital do Mato Grosso, confirmou que um gato da região é o primeiro animal diagnosticado com o novo coronavírus no país. As informações são do portal de notícias UOL.

De acordo com a publicação, o animal em questão é uma fêmea que tem poucos meses de vida. O caso da felina está sendo investigado pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) de Cuiabá. Os outros animais que vivem nessa mesma residência também estão sendo examinados.

Por sua vez, especialistas do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), reiteram que os donos de animais domésticos que testaram positivo para a Covid-19 permaneçam em total isolamento, o que inclui o distanciamento até mesmo de seus animais. 

Além disso, Moema Blatt, gestora do Cievs, lembrou que gatos podem manifestar o novo coronavírus mesmo que estejam assintomáticos, como confirmou um estudo realizado pela revista científica New England Journal of Medicine, em maio deste ano.

A contaminação em gatos vem acontecendo desde o início da pandemia, em abril de 2020, dois bichos foram identificados com o novo vírus nos Estados Unidos. Contudo, não há nenhuma evidência científica de que os animais possam transmitir a Covid-19 para humanos.