Coronavírus » Brasil

Instituto britânico aponta que taxa de contaminação por Covid no Brasil segue em baixa

Avanço da vacinação é um dos fatores que contribui para isso

Fabio Previdelli Publicado em 26/10/2021, às 18h05

Imagem ilustrativa
Imagem ilustrativa - Pixabay

O Imperial College de Londres publicou um estudo onde afirma que a taxa de transmissão do coronavírus, no Brasil, está em 0.68. Os dados foram atualizados na última segunda-feira, 25.

Isso significa que, a cada uma centena de pessoas contaminadas, elas transmitem o vírus para outras 68. Segundo a margem de erro do levantamento, o índice pode ser de 0.96 ou 0.31, o que elevaria, ou diminuiria, novos casos de infecções em 96 ou 31, respectivamente. 

Há cerca de duas semanas, o instituto já havia divulgado novos dados — que foram atualizados ontem. Os números passados, segundo explica matéria do G1, eram ligeiramente menores: 0.60, os mais baixos desde que a taxa começou a ser medida, em abril do ano passado. 

O levantamento é condizente com a queda dos números de mortes que o país vive desde o mês passado. Em setembro, por exemplo, o Brasil teve seu menor número de mortes desde novembro de 2020.

De acordo com o G1, um fato que contribui para essa queda é o avanço da vacinação por aqui. Dados do consórcio de veículos de imprensa, divulgados ontem, apontam que 71,88% da população já recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19; e pouco mais de 42% já tomou as duas.