Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Primeira máscara que inativa o novo coronavírus é fabricada em Portugal

O produto, que já está à venda em lojas da União Europeia, promove redução viral de 99%, segundo testes do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), de Lisboa

Vanessa Centamori Publicado em 25/07/2020, às 15h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Máscara que inativa o coronavírus criada em Portugal - Divulgação/MO
Máscara que inativa o coronavírus criada em Portugal - Divulgação/MO

A máscara MOxAd-Tech, que está à venda desde abril em Portugal, é capaz de inativar o novo coronavírus, segundo revelaram testes recentes do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (iMM), em Lisboa. As informações são da agência EFE.

O equipamento foi criado em uma parceria entre o iMM e a fabricante têxtil Adalberto, a empresa de varejo MO, Sonae Fashion, o centro de tecnologia CITEVE e a Universidade do Minho. A máscara possui várias camadas, sendo impermeável e reutilizável.

Os testes foram feitos colocando o tecido em uma solução com certa quantidade de vírus. Ao portal UOL, o virologista Pedro Simas disse que houve "inativação eficaz do SARS-CoV-2 mesmo após 50 lavagens, observando uma redução viral de 99% após uma hora de contato com o tecido".

Além da aprovação do iMM, anteriormente o produto foi testado também pelo Institut Pasteur de Lille, na França, que confirmou eficácia de propriedades antimicrobianas contra o vírus H1N1 (seja o micróbio do tipo corona ou rotavírus).

A máscara também é certificada pelo departamento francês Direction Générale des Entreprises, que atua em várias áreas, inlusive avaliando medidas científicas. A pasta, referente ao Ministério da Economia e Finanças da França, garantiu ainda uma retenção de partículas de 96%, mesmo após 50 lavagens.

Por enquanto, o produto só está à venda em lojas da marca portuguesa MO, que trabalham em toda a União Europeia. No entanto, em breve também haverá vendas sendo feitas por outras empresas em Portugal e ao redor do mundo. O preço unitário da máscara, no site oficial da MO, é de 10 euros, ou cerca de 61 reais.