Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

Matemática que decifrou mensagens do Terceiro Reich morre aos 97 anos

Ann Mitchell foi uma das integrantes da lendária equipe de Alan Turing — ela foi diagnosticada com Covid-19 nos últimos dias

Fabio Previdelli Publicado em 19/05/2020, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Foto de Ann Mitchell em 2014 - Divulgação Jane Barlow
Foto de Ann Mitchell em 2014 - Divulgação Jane Barlow

Durante a Segunda Guerra Mundial, a matemática Ann Katharine Mitchell integrou a equipe de Alan Turing, um dos pioneiros da computação, no centro de decifração de Bletchley Park, ajudando a decodificar códigos que eram enviados pela Alemanha — como coordenadas de ataque do eixo durante o conflito.

A britânica é considerada uma das responsáveis por traduzir as mensagens trocadas entre membros da aviação e o exército nazista entre setembro de 1943 e maio de 1945, quando a Alemanha se rendeu após o avanço dos Aliados.

Segundo os familiares, Ann Mitchell havia sido diagnosticada com Covid-19 nos últimos dias e já estava debilitada antes de contrair a doença. A matemática faleceu no último final de semana em uma casa de repouso em Edimburgo, na Escócia. Ela tinha 97 anos.

“Fico feliz por ela ter recebido o reconhecimento por uma vida bem vivida”, disse seu filho Andy Mitchell.