Busca
Facebook Aventuras na HistóriaTwitter Aventuras na HistóriaInstagram Aventuras na HistóriaYoutube Aventuras na HistóriaTiktok Aventuras na HistóriaSpotify Aventuras na História
Coronavírus / Pandemia

No México, fake news sobre Covid-19 causa confusão

De acordo com a mensagem publicada em rede social, o prefeito de Venustiano Carranza estaria utilizando drones para envenenar a população

Nicoli Raveli Publicado em 29/05/2020, às 09h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Casa incendiada pela população que acreditou na informação falsa - Divulgação/Twitter
Casa incendiada pela população que acreditou na informação falsa - Divulgação/Twitter

A cidade de Venustiano Carranza, localizada no México, enfrentou um tumulto na última quarta-feira, 27. Tudo foi provocado por uma informação falsa numa rede social que alegava que o novo coronavírus não existia e, além disso, afirmava que o governo estava utilizando drones para envenenar a população com substâncias tóxicas.

Devido à rápida disseminação, muitos moradores acreditaram no que estava escrito e foram até a prefeitura para invadir o local, atearam fogo e roubaram documentos. Posteriormente, incendiaram casas de familiares de Trujillo Anchieta, prefeito da cidade, e também carros de profissionais de saúde.

Segundo a mensagem falsa, a autoridade havia traído o presidente Andrés Manuel López Obrador que, no começo da pandemia, ignorou as medidas contra a disseminação do vírus.

Devido a confusão, policiais foram chamados para apaziguar os moradores que —  de acordo com a agência argentina Infobae —  pouco têm contribuído com as normas impostas pelo prefeito, já que têm se reunido em celebrações e protestos deste o começo do surto do novo coronavírus.