Coronavírus » Pandemia

Peruanos estão matando morcegos devido ao Covid-19, informam autoridades do país

De acordo com o comunicado, a população estaria preocupada com a possibilidade da transmissão por meio do contato com o animal

Nicoli Raveli Publicado em 27/03/2020, às 12h47

Morcegos mortos em grande quantidade
Morcegos mortos em grande quantidade - Divulgação

As autoridades do Peru registraram que alguns cidadãos estão matando morcegos a fim de evitar a disseminação do Covid-19. De acordo com o comunicado, a população estaria preocupada com a possibilidade da transmissão por meio do contato com o animal, já que eles são consumidos em abundância em Wuhan, na China, epicentro da pandemia.

Segundo especialistas, o vírus, que também atinge outras espécies animais, como pangolins e cobras, sofreu uma mutação. O governo peruano reforçou a informação ao dizer que outras espécies provavelmente não podem transmitir a doença.

“Não devemos distorcer a situação devido à pandemia. Os morcegos não são nossos inimigos”, relatou o Serviço Nacional de Florestas e Fauna Silvestre (Serfor) do Peru. Para a proteção dos animais, cerca de 200 morcegos foram removidos de regiões povoadas e levados a uma caverna.

Além disso, o serviço alertou a importância da existência desses animais. Isso porque eles se alimentam de insetos que são prejudiciais à agricultura e a saúde humana, como, os mosquitos que propagam dengue.

Até o momento, o país registrou nove mortes e 419 pessoas foram infectadas. No mundo, as mortes passaram de 24 mil e 530 mil foram infectados.